NGC 4639: a elegante galáxia espiral que esconde um monstro faminto

Crédito: ESA/Hubble & NASA

Crédito: ESA/Hubble & NASA

A NGC 4639 é um belo exemplo de um tipo de galáxia conhecida como espiral barrada. Ela está localizada a mais de 70 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Virgo e é uma das cerca de 1500 galáxias que fazem parte do Aglomerado de Galáxias de Virgo (Virgem).

Nessa imagem obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, vê-se claramente a barra cortando o centro brilhante e arredondado da galáxia. Barras são encontradas em cerca de dois terços das galáxias espirais, e pensa-se que sejam parte de uma fase natural da evolução das mesmas.

Os braços espirais das galáxias são pontuados com regiões brilhantes de formação de estrelas. Cada uma dessas pequenas joias tem centenas de anos-luz de diâmetro e contém centenas ou milhares de novas estrelas em formação. Mas a NGC 4639 também guarda um segredo no seu núcleo: um buraco negro supermassivo que está consumindo o gás ao redor.

Isso é chamado de Núcleo Galáctico Ativo, ou AGN, e é revelado por feições características no espectro de luz da galáxia e pelos raios-X produzidos perto do buraco negro à medida que o gás quente cai em sua direção.

Pensa-se que a maior parte das galáxias contêm um buraco negro no seu centro. A NGC 4639 é um exemplo de um AGN bem fraco, demonstrando que os AGNs existem numa grande variedade de atividade, desde galáxias como a NGC 4639 até quasares distantes, onde a galáxia-mãe é quase que completamente dominada pelas emissões do AGN.

Fonte: Space Telescope

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights