Descoberto buraco negro com 660 milhões de massas solares

Esta imagem mostra a galáxia NGC 1332, com o disco de gás ao redor do buraco negro supermassivo no seu centro. Em destaque à esquerda, temos a vista em luz visível feita pelo Telescópio Espacial Hubble. Em destaque, à direita temos a imagem feita em comprimentos de onda no milimétrico/submilimétrico feita pelo ALMA. As cores indicam se o gás se está a aproximar (azul) ou afastar (vermelho). Créditos: A. Barth / Alma / NRAO / ESO / NAOJ / NASA / ESA / Hubble / Carnegie-Irvine Galaxy Survey

Em destaque à direita, temos a imagem feita em comprimentos de onda no milimétrico/submilimétrico feita pelo ALMA.
As cores indicam se o gás se está a aproximar (azul) ou afastar (vermelho).

Uma equipa internacional de cientistas determinou/mediu com uma precisão inédita, que o buraco negro que se encontra no centro da galáxia NGC 1332, tem 660 milhões de vezes a massa do Sol, tendo assim 150 vezes mais massa que o buraco negro supermassivo no centro da nossa Galáxia.
Este buraco negro também tem na sua órbita uma nuvem de gás com monóxido de carbono que o circunda a 1,7 milhões de quilómetros por hora.

NGC 1332, e o seu buraco negro supermassivo, encontram-se a 73 milhões de anos-luz da Terra.

Fonte: NRAO