Descoberto o maior exoplaneta em sistema binário de estrelas

Astrônomos descobriram o maior exoplaneta localizado num sistema binário de estrelas.

O Kepler-1647b fica a cerca de 3700 anos-luz de distância da Terra, tem a massa e o tamanho de Júpiter, e orbita um par de estrelas parecidas com o Sol.

kep1

Planetas em estrelas binárias não são exclusividade de Tatooine em Guerra das Estrelas.
Na verdade, esse tipo de sistema planetário é até bem comum, mais do que se imaginava.

kep2

Desta vez, astrônomos descobriram o maior exoplaneta a orbitar um sistema binário.

O exoplaneta é o Kepler-1647b, está localizado a cerca de 3700 anos-luz de distância da Terra, e tem praticamente a mesma idade do nosso planeta: 4.4 bilhões de anos.

As estrelas do sistema binário são parecidas com o Sol: uma um pouco maior que o Sol, e a outra um pouco menor.

O exoplaneta tem uma massa e um raio praticamente do mesmo tamanho de Júpiter.

artigo_05

Exoplanetas em sistemas binários são mais difíceis de serem encontrados, pois o trânsito não é regular, nem em tempo nem na quantidade da luz da estrela que é eclipsada.

Alguém pode perguntar: se esse planeta é tão grande, por que demorou tanto para ser descoberto?

Isso acontece devido ao seu período orbital, o Kepler-1647b demora 1107 dias, ou seja, um pouco mais que 3 anos para orbitar suas estrelas.

Agora um ponto interessante: fazendo os cálculos e levando em consideração a massa, o tamanho e a luminosidade das duas estrelas, esse exoplaneta se localiza na zona habitável do sistema. Porém, como Júpiter, ele é um gigante gasoso, o que dificulta o facto dele abrigar vida como se conhece. No entanto, ele pode ter luas que possam ser parecidas com as luas congeladas do nosso Sistema Solar, e assim até ter possibilidades de abrigar a vida como conhecemos nessas exoluas.

Se é habitável ou não, isso pouco importa no momento. A importância desse exoplaneta está em outro ponto: ele é considerado a ponta do iceberg da previsão teórica da população de grandes exoplanetas ao redor de estrelas binárias.

Outro facto importante: a confirmação desse exoplaneta foi feita por uma rede astrônomos amadores conhecida como Kilodegree Extremely Little Telescope Follow-Up Network, para a determinação da massa e alguns parâmetros orbitais.

Essa semana está acontecendo o 228º congresso da AAS (Sociedade Astronômica Americana) e com certeza, muitas notícias e descobertas serão apresentadas no congresso.

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights