Código Morse em Marte?

Crédito: NASA/JPL/University of Arizona

Crédito: NASA/JPL/University of Arizona

Essas dunas escuras são influenciadas pela topografia local. A forma e a orientação das dunas pode normalmente nos dizer muito sobre a direção do vento soprando na região.

No entanto, nessa imagem, as formas das dunas são muito complexas, e isso dificulta saber para que lado o vento estava soprando.

Crédito: NASA/JPL/University of Arizona

Crédito: NASA/JPL/University of Arizona

Contudo, uma depressão circular, provavelmente uma antiga cratera de impacto preenchida, tem limitado a quantidade de areia disponível para a formação das dunas e influenciado os ventos locais.

Como resultado, as dunas aqui formam linhas e pontos interessantes.

As linhas são dunas lineares formadas por ventos bidirecionais que não viajam paralelos à duna. Estas dunas são o efeito combinado de ventos de duas direções perpendiculares às dunas, que afunilam o material nessa forma linear.

Os pontos menores, as chamadas dunas de barchan, ocorrem quando acontece alguma interrupção no processo de formação dessas dunas lineares. Esse processo não é completamente entendido ainda, e é uma das motivações pela qual a câmera HiRISE a bordo da sonda MRO faz imagens repetidas dessa área.

Fontes: HiRISE, NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights