Em direção ao céu

Crédito: Y. Beletsky (LCO) / ESO

Iluminado apenas pelo impressionante céu noturno, um dos telescópios principais do Very Large Telescope do ESO apresenta-se como uma figura imponente nesta Fotografia da Semana.

O VLT, uma das maiores e mais sofisticadas infraestruturas astronómicas do mundo, é constituído por quatro Telescópios Principais idênticos, cada um com um espelho primário de 8,2 metros de diâmetro. Embora cada um seja um telescópio grande de direito próprio, ao combinar a radiação colectada por todos os telescópios situados na plataforma — uma configuração conhecida por interferómetro — a rede consegue, na sua maior linha de base, resolver objetos celestes com 25 vezes mais detalhe do que o que seria possível com apenas um dos telescópios.

O VLT encontra-se 2635 metros acima do nível do mar no deserto chileno do Atacama, onde a quantidade de vapor de água existente na atmosfera é suficientemente baixa para permitir que o VLT observe em radiação infravermelha, e também visível. As condições de observação ímpares no local são ilustradas pela magnífica mostra de estrelas desta imagem. A Via Láctea traça um caminho colorido no céu, visível na imagem encima à direita, onde se distinguem bem trilhos de poeira e regiões de formação estelar da nossa Galáxia.

Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.