Estrelas dançarinas

Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA

Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA

A imagem mostra o aglomerado estelar aberto das Pleiades pelos “olhos” da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer).
A idade deste aglomerado é de cerca 125 milhões de anos.
Encontra-se a 445 anos-luz de distância da Terra.
E contém mais de 1000 estrelas.

As estrelas estão fracamente juntas pela força da gravidade. Daqui a algumas centenas de milhões de anos, este aglomerado não existirá, porque as estrelas estão a gradualmente separar-se.

Conhecido no Ocidente pelo nome “Sete Irmãs” (foi nomeado pelos Gregos), este aglomerado é conhecido pelo mundo inteiro com diferentes nomes: Parveen na Pérsia, Tianquiztli na civilização Azteca, Subaru no Japão, etc.

Nesta imagem em radiação infravermelha, é possível ver o aglomerado rodeado por uma enorme nuvem de poeira.

O Telescópio Espacial Kepler (missão K2) estudou estas estrelas e concluiu que as estrelas comportam-se como dançarinas de ballet cósmico, rodando sobre o seu eixo a diferentes velocidades. A velocidade de rotação das estrelas foi estudada com base na diminuição do brilho, devido a manchas estelares (que são enormes em estrelas jovens, como as das Pleiades). Estrelas mais maciças tendem a rodar mais lentamente (uma rotação a cada 1 a 11 dias terrestres), e estrelas menos maciças rodam mais depressa (uma rotação em algumas horas terrestres) – lembro que o nosso “sonolento” Sol roda uma vez a cada 26 dias.

Fonte: NASA, JPL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights