Nem toda a radiação vem do Sol…

Crédito: ICRAR

Crédito: ICRAR

Quando vamos para a praia, sobretudo quando nos deitamos a apanhar a luz do Sol, pensamos que ficamos morenos (ficamos com “uma corzinha”) devido somente a essa radiação solar (sobretudo radiação infravermelha). E em geral, isso é verdade.

O nosso corpo recebe quadrilhões de fotões por segundo. No entanto, uma pequena parte desses “pacotes de energia” não vem do Sol, mas viajou pelo Universo durante milhares de milhões de anos até colidir com a nossa pele. Um milionésimo do milionésimo do milionésimo da radiação vem de fora da nossa Galáxia!

Na verdade, de cada vez que saímos à rua, em cada segundo, somos bombardeados por cerca de 10 mil milhões de fotões que vêm de fora da nossa galáxia.
No entanto, o investigador principal do estudo, o professor Simon Driver, afirmou que, apesar de parecer um número grande, a verdade é que se só recebêssemos essa radiação, precisaríamos estar biliões de anos fora de casa para ficarmos morenos.

O professor Rogier Windhorst complementou: a radiação ultravioleta que vem de outras galáxias passa por poeira interestelar e converte-se em radiação mais segura. Ou seja, essa poeira dá-nos uma “loção natural de proteção contra o Sol” (apesar de ser uma proteção com fator 2 – fraca – e de não ser contra o Sol).

Fonte: International Centre for Radio Astronomy Research (ICRAR), Artigo Científico

tabela-suntan

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights