3 Exoplanetas em 2 Estrelas Gêmeas

Conceção artística de planetas gigantes orbitando um sistema de duas estrelas.  Crédito: NASA / JPL-Caltech / T. Pyle

Conceção artística de planetas gigantes orbitando um sistema de duas estrelas.
Crédito: NASA / JPL-Caltech / T. Pyle

Uma equipa internacional de astrônomos detectou 3 exoplanetas num sistema estelar binário formado por estrelas gêmeas.

O sistema estelar HD 133131 está localizado a aproximadamente 163 anos-luz de distância da Terra.
É um sistema binário que foi descoberto em 1972, e tem uma idade estimada de 9.5 bilhões de anos.
É formado por duas estrelas gêmeas, ou seja, do mesmo tipo espectral. E são também do mesmo tipo espectral que o Sol, G2V.

As estrelas estão separadas por 360 UA (Unidades Astronómicas).

Tudo isso faz desse sistema o primeiro formado por estrelas mais próximas onde foram descobertos exoplanetas, e além disso, ambas as estrelas do sistema possuem planetas.

Uma das estrelas possui dois planetas com massas 0.6 e 1.4 vezes a massa de Júpiter.
A outra estrela possui um planeta com uma massa 2.5 vezes a massa de Júpiter.
Assim, todos são planetas gigantes.

Ilustração do sistema binário HD 133131. Crédito: Timothy Rodigas

Ilustração do sistema binário HD 133131.
Crédito: Timothy Rodigas

Mas esse sistema possui mais características peculiares.

As estrelas desse sistema são classificadas como sendo pobres em metal, ou seja, são formadas principalmente por hidrogênio e hélio. Isso é incomum em estrelas que abrigam planetas gigantes, já que a maioria é rica em metal.
Somente 6 sistemas binários pobres em metal foram encontrados com exoplanetas, o que deixa a descoberta mais intrigante.

Já não bastasse tudo isso, ao estudar o sistema em detalhe, os astrônomos descobriram que as estrelas possuem uma pequena diferença química na sua composição, o que deixaria de fazer com que elas fossem gêmeas idênticas, e passassem a ser classificadas somente como gêmeas.

Essa diferenciação pode indicar que uma estrela pode ter engolido planetas menores ainda em formação e isso alterou sua composição química, levemente.

Essa descoberta marcou também a primeira descoberta feita somente com dados obtidos pelo instrumento Planet Finder Spectrograph, que fica acoplado ao Telescópio Magellan II de 6.5 metros no Observatório de Las Campanas no Chile.

Descobrir um sistema tão único assim é de suma importância para se entender a formação de planetas, especialmente em sistemas binários.

Fontes: Sci-News, Artigo Científico