Bolha

Crédito: Benoit Tessier

O jornal Público publicou um artigo sobre um organismo surpreendente: Bolha/Blob.
Podem ler o artigo completo, aqui.

Vou deixar alguns excertos:

“Eis a “bolha”, um organismo sem cérebro e com quase 720 sexos.
(…)
(…) o Parque Zoológico de Paris apresentou um misterioso organismo conhecido como “bolha”. De seu nome científico Physarum polycephalum, este ser vivo unicelular amarelado tem a aparência de um fungo, mas age como um animal.
(…) a “bolha” não tem boca, nem estômago, nem olhos, mas consegue detectar comida e digeri-la. O Physarum polycephalum tem quase 720 sexos, consegue mover-se sem patas ou asas e consegue regenerar-se em dois minutos se for cortado ao meio.
(…) Bruno David [afirmou]: “Este ser vivo é surpreendente porque não tem cérebro, mas é capaz de aprender. Se juntarmos duas bolhas, a primeira transmitirá os seus conhecimentos à outra”.
(…) este é um organismo primitivo, que terá surgido há 500 milhões de anos, antes do aparecimento do reino animal. Como é unicelular, no início da sua vida é difícil de localizar, mas quando cresce pode ser encontrado em florestas temperadas ou em certas grutas.
(…) “Nunca nos pára de surpreender. Pode morrer de várias formas, mas também ficar dormente. Nesse estado, pode quase ser imortal… Mesmo se for colocado no microondas durante alguns minutos”, conta Audrey Dussutour.
(…) “Sabemos, de certeza, que não é uma planta, mas não sabemos bem se é um animal ou um fungo”, referiu ainda à agência Reuters Bruno David. “E comporta-se de forma surpreendente para um ser que parece um cogumelo. Afinal, tem o comportamento de um animal e é capaz de aprender.”

O artigo completo, no jornal Público, está aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights