Feng Shui da alma

Por várias vezes, já denunciamos o facto da comunicação social dar publicidade a vigarices.
Por exemplo, em programas que deviam ser de informação, darem relevância a notícias sobre a vigarice do feng shui.
Isto é desinformação, publicidade enganosa.

O Feng Shui é uma crença milenar, sem qualquer base científica, que se limita a desresponsabilizar as pessoas e a culpabilizar os móveis pelas inexistentes “más energias“.

Ora, de forma absolutamente irracional, existem programas de informação na televisão que continuam a dar publicidade a esta vigarice, enganando assim os seus telespetadores.
Desta vez, a desculpa foi a publicação de um livro sobre esta vigarice.

E vejamos o que diz o sumário do livro:

“(…) sabia que deve escolher uma mesa redonda para a cozinha, em vez de quadrada ou retangular, para promover maior harmonia familiar. Que colocar mesas de apoio de ambos os lados do sofá proporciona estabilidade ou manter o centro da sala com pouco mobiliário promove o convívio e a circulação na casa. Lembre-se de que as imagens, cores, formas, texturas que nos rodeiam, têm reflexo nas sensações e, consequentemente, influenciam as nossas ações e os nossos resultados.
Estes são alguns dos muitos segredos que encontra ao longo deste livro (…)

Não é preciso ter formação académica superior nem sequer é preciso ter um conhecimento aprofundado de ciência para saber que todas estas frases nada têm a ver com segredos, com conhecimentos chineses ou com energias terrestres.
Tudo isto é simples Senso Comum.

Mesas redondas são melhores para a segurança das pessoas. Sobretudo as crianças têm acidentes nos cantos das mesas, batendo lá com as cabeças.
Ter poucos móveis no meio da sala, promove a circulação das pessoas, como é evidente. Podemos passar pela sala, sem ter que andar à volta de móveis.
Ter mesas ao lado dos sofás, como se vê nas salas de espera para viajantes frequentes nos aeroportos, é ótimo para estar sentado no sofá e colocar livros ou bebidas ao lado. Assim, podemos trabalhar ou ver televisão, enquanto bebemos ou comemos (ou lemos).
Ter a casa limpa é positivo, quanto mais não seja por questões de saúde.
Ter a casa arrumada é positivo, quanto mais não seja para nos organizarmos melhor.
Ter algumas plantas em casa é positivo, quanto mais não seja em termos respiratórios.

Tudo isto é senso comum!

Afirmarem que isto tem a ver com “segredos”, com criatividade, com inspiração ou com energias pessoais, é pura mentira.

Os jornalistas deixarem-se levar por estas tretas e publicitarem estas tretas em programas de informação, é enganarem os seus telespetadores.

1 comentário

  1. — Não Rosangela, não é por conta da sua mesa da sala que seu filho tira bomba na escola. É por conta que vc não acompanha os estudos dele.
    Hehehe
    Muito bacana o texto, Feng Shui é uma dessa crendices que eu acho mais interessante, pela relação com a necessidade natural nossa de buscar justificativas para os acontecimentos, que chega ao ponto de culpar objetos inanimados e suas “energias”. De certa forma, quem que nunca culpou o pé de mesa pela pancada no dedo mindinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights