Rei assume falhas

Crédito: TVI

Numa entrevista televisiva, Carl XVI Gustaf, Rei da Suécia, assumiu que o seu país falhou na luta contra a pandemia.

Basicamente, ele diz que não é admissível a quantidade de mortos que existiram na Suécia devido à pandemia.

Lembro que a Suécia confiou mais na responsabilidade cívica das pessoas, com o Governo a alertar, a recomendar e a explicar o que se passava, mas a não impôr regras drásticas de confinamento (com sanções) como aconteceu noutros países da Europa.
O Rei considera que esta estratégia de desvalorizar a pandemia e esperar pela imunidade de grupo, não foi uma boa estratégia.

Note-se que estas considerações são sempre relativas.
O Rei fez estas considerações ao comparar o seu país com os outros países da Europa do Norte (que tiveram muito menos mortos). No entanto, se comparasse com os EUA, Brasil, Portugal, Espanha, Polónia, etc, então certamente que veria que outros governos lidaram com a pandemia com resultados piores do que a Suécia.

Por outro lado, acho salutar que uma figura de estado assuma que o seu governo deveria ter lidado melhor com a pandemia. Devem existir responsabilidades a retirar da forma como os diferentes governos lidaram com a pandemia.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Tem razão, falei de cor, nem sei de onde vêm os 8k.
    Mesmo assim não acho que a gestão da Suécia tenha sido significativamente melhor. A população portuguesa é menos dispersa, e os hábitos de “convívio” são muito diferentes.

    1. Eu também não considero que a Suécia tenha feito muito melhor que Portugal. Fez um pouco melhor, provavelmente por uma questão de cultura cívica.
      No entanto, comparando com os países ao lado, que têm uma cultura semelhante, a Suécia fez muito pior. Daí eu concordar com o Rei nesse aspeto. A Suécia falhou.

  2. Não acho que Portugal tenha lidado pior com a pandemia do que a Suécia. Portugal tem 8k mortos, a Suécia 14k. Isto com populações semelhantes, mas com muito maior densidade populacional em Portugal. Os resultados na Suécia são muito piores.

    1. Portugal tem 17 mil mortos.

      abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.