Luz é detectada por trás de buraco negro pela 1ª vez

Crédito: Dan Wilkins

“Confirmando Einstein: cientistas identificaram um padrão de clarões de raios X que condiz com o que é proposto pela Teoria da Relatividade Geral.

Pesquisadores observaram chamas brilhantes de emissões de raios-X em um buraco negro supermassivo.

Tudo começou quando os cientistas perceberam um padrão intrigante em uma série de clarões de raios X sem precedentes, que vinham de um buraco negro mais massivo que o nosso Sol, a 800 milhões de anos-luz de distância de nós. Mas havia algo ainda mais inesperado nessa observação: flashes adicionais que eram menores e de “cores” diferentes dos clarões de raios X.

A equipa defende que os ecos luminosos adicionais são raios X refletidos por trás do buraco negro.

“A razão pela qual podemos ver isso é porque aquele buraco negro está distorcendo o espaço, dobrando a luz e torcendo os campos magnéticos ao seu redor”, explica Dan Wilkins, o investigador-principal.

Roger Blandford, co-autor do estudo, ressalta o facto da descoberta servir de confirmação para o que Eintein havia teorizado há muito tempo. “Cinquenta anos atrás, quando os astrofísicos começaram a especular sobre como o campo magnético poderia se comportar perto de um buraco negro, eles não tinham ideia de que um dia poderíamos ter as técnicas para observar isso diretamente e ver a Teoria Geral da Relatividade em ação” (…)”.

Leiam todo o artigo na Revista Galileu, aqui.

Fontes: comunicado de imprensa, artigo científico.

Crédito: ESA