Inspiration 4: missão espacial totalmente civil

Crédito: Inspiration 4

A empresa SpaceX, de Elon Musk, realizou a Inspiration 4, uma missão espacial constituída integralmente por uma tripulação civil – cidadãos privados, que não trabalham para agências espaciais governamentais nem são militares.

Esta missão partiu da Florida no passado dia 15 de Setembro de 2021, às 20:02:56 (horário local da Florida).
A missão terminou com sucesso no dia 18 de Setembro, às 23:06:49 UTC, quando a cápsula Dragon caiu no Oceano Atlântico (amaragem) e a tripulação foi recuperada.

Assim, a missão durou 3 dias, em que os 4 astronautas não-profissionais deram mais de 40 órbitas ao redor do planeta Terra.

Um dado curioso da missão é que a órbita da cápsula Dragon foi a uma altitude superior à da Estação Espacial Internacional.

Crédito: Inspiration 4

A tripulação foi constituída por cidadãos privados:

– Hayley Arceneaux: assistente médica de 29 anos.

– Jared Isaacman: bilionário de 38 anos, que financiou a missão e a comandou.

– Sian Proctor: professora de geologia de 42 anos.

– Christopher Sembroski: engenheiro aeroespacial de 51 anos.

Crédito: Inspiration 4

A tripulação realizou diversas experiências científicas, como por exemplo com micróbios terrestres.

No entanto, o objetivo científico principal da missão era fazer experiências relativas à saúde dos astronautas, incluindo a medição dos níveis de oxigénio no sangue, as batidas cardíacas, etc.

Como não são astronautas profissionais, não tendo treinado uma vida inteira para isto, os seus corpos não estão habituados às condições espaciais.

Os resultados destes estudos em corpos de cidadãos normais, poderão ajudar a melhorar a saúde humana na superfície do planeta e, sobretudo, poderão ajudar a saúde dos humanos em futuros vôos de longa duração.

Crédito: Inspiration 4

Um dos eventos curiosos durante a missão foi o problema com a ida ao WC.

As 4 pessoas tiveram que partilhar um único WC, dentro da cápsula Dragon, durante 3 dias.
(note-se que isto não é normal: normalmente a Dragon serve para levar astronautas à ISS, por isso os astronautas não passam dias seguidos dentro da cápsula)