NASA cria oxigénio em Marte

O instrumento Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (MOXIE). Crédito: NASA / JPL-Caltech

“O dispositivo MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), instalado no rover Perseverance, conseguiu converter dióxido de carbono em cinco gramas de oxigénio puro, o que seria suficiente para que um astronauta pudesse respirar no Planeta Vermelho durante dez minutos.
(…)
O meio ambiente marciano é composto por 96% de CO2 tóxico. O MOXIE utiliza calor extremo para separar átomos de oxigénio das moléculas de dióxido de carbono. Isso permitiu que o instrumento MOXIE, instalado no rover Perseverance, conseguisse converter dióxido de carbono em oxigénio praticamente puro.
(…)
A agência espacial norte-americana entra, assim, para a História ao conseguir pela primeira vez obter oxigénio puro e respirável num outro mundo.”

Fontes: NASA, Expresso, Olhar Digital.

2 comentários

    • Jonathan Malavolta on 03/10/2021 at 06:47
    • Responder

    Terraplanistas e outros negacionistas da corrida espacial, não são vocês mesmos que afirmam que experiências feitas no espaço não impactariam em nada aqui na Terra? Olhem esse experimento. Agora observem o que anda rolando na Terra (pandemia). Sério que esse experimento feito em Marte (obtenção de oxigênio puro a partir de CO2) não permitirá a outros cientistas criarem sistemas de ventilação de doentes hospitalizados melhores e mais produtivos? Se isso não for impacto direto na Terra de um experimento astronáutico feito NO ESPAÇO, eu não sei mais o que possa ser / vir a ser.

    Off topic: Desabafo.
    Já havia começado a escrever este meu comentário quando meu ecrã ficou preto. Passaram-se alguns minutos (acho que uns 2 min), ficou azul e uma mensagem aparecendo: “Não desligue o seu computador, processo de atualização do Windows em andamento.” Também mostrava qual o percentual de atualização. Pauta que partiu!, Microsoft filha de uma puritana! Começou a era Windows 10, acabou-se a era dos avisos de reinicialização para atualização do sistema. Sou artista de profissão e portanto estou mais produtivo de madrugada (durmo durante o dia), então é mais no horário noturno que uso o computador. Se viesse ainda aquele aviso prévio que vinha com as versões anteriores, eu teria a possibilidade de clicar em “adiar por 10 minutos”, o que me daria tempo de terminar o que tivesse feito até então e depois salvar, aí eu mesmo pediria o reinício manual para atualização do sistema. Mas a Microsoft tinha que se intrometer a meter o bedelho e decidir ela própria que o usuário já terminou o que tinha para fazer e está dormindo o sono dos justos. O pior é que já reclamei por escrito, em praticamente todos os sistemas da empresa (incluindo redes sociais), e a mesma só me traz soluções de configuração que não cessam tal procedimento, continua o problema das atualizações automáticas. Devido a uma queda de energia, tive a fonte e a motherboard de meu desktop queimadas, porém as únicas compatíveis com o modelo de PC que uso a motherboard já veio com Windows 10 previamente instalado (e é de um modelo moderno, não aceita versão anterior do Windows). Ah, que raiva essa empresa me faz passar! Sobre procedimentos de configuração, não consigo manipulá-los de forma alguma pois o sistema operativo nunca se ativa, permanece desativado. Já coloquei o código de verificação (o mesmo que veio na motherboard), já reformatei o sistema, mas nada funciona. Ou seja, consigo utilizar o sistema inteiro, MENOS proceder com as configurações QUE JÁ VIERAM de fábrica na motherboard. Simplesmente um saco!

    1. 🙂

      Temos que nos adaptar ao que nos chega… 😉

      Eu já quase que perdi a minha tese de doutoramento (quando a estava a fazer) devido a problemas de computador… 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights