Capitão Kirk no espaço

O Capitão Kirk viajou hoje – 13 de Outubro de 2021 – até ao espaço, a bordo da New Shepard, da empresa Blue Origin, de Jeff Bezos.

Após o próprio Bezos ter ido ao espaço no passado dia 20 de Julho, hoje foi a vez do herói de Bezos desde que era criança: o Capitão Kirk, de Star Trek.

O ator William Shatner foi escolhido para fazer este vôo sub-orbital, de forma gratuita.
Esta foi uma brilhante estratégia de marketing: unir a ficção à realidade.

Na CNN, o famoso astronauta Chris Hadfield fartou-se de chamar “Captain Kirk”, a William Shatner.
A própria jornalista da CNN utilizou o lema de Star Trek (To boldly go where no man has gone before!), quando disse que o Kirk foi onde somente alguns humanos foram anteriormente (Kirk will boldly go where only a few humans have gone before).

Ou seja, Shatner foi utilizado como uma excelente ferramenta de marketing.

Uma outra característica de marketing é que Shatner tornou-se na pessoa mais velha a ir ao espaço: 90 anos.

Crédito: Blue Origin

Além de William Shatner, foram mais 3 civis: Audrey Powers, Chris Boshuizen, e Glen de Vries.

Crédito: Globo

O vôo sub-orbital, visto em direto, parecia um vídeo feito em computador.
Correu tudo muito bem, e parecia algo “futurista”…

A missão durou somente cerca de 10 minutos (10 minutos e 17 segundos), sendo que os astronautas civis passaram apenas 4 minutos em gravidade zero.

O vôo chegou a uma altitude de 107 quilómetros, ultrapassando assim os 100 km de altitude – a Linha de Kármán: o limite mínimo estabelecido internacionalmente pela Federação Aeronáutica Internacional para ser considerado espaço.

Crédito: Globo

Antes do vôo, em várias entrevistas, William Shatner disse que estava entusiasmado por ir, mas também afirmou que estava receoso/aterrorizado. Porque só tinha “ido ao espaço” a brincar, a “fazer de conta”, em Star Trek.

Crédito: Stephen Colbert

Antes do vôo, existiram várias piadas sobre o vôo com Shatner.
Uma das que mais gostei foi esta, de Stephen Colbert, sugerindo que William Shatner não tivesse expectativas irrealistas sobre o que seria uma viagem ao espaço (já que em Star Trek, andava sempre aos beijos a extraterrestres femininas).

Uma outra piada foi esta, em que se sugere que quando Shatner chegasse ao solo, devíamos estar todos vestidos como macacos, de modo a que ele pensasse que tinha aterrado no Planeta dos Macacos (a Terra no futuro).

Após o vôo, já no solo, foi muito interessante a longa conversa que o emocionado William Shatner teve com Jeff Bezos.
Podem ler aqui toda a conversa.

Crédito: AFP PHOTO / Blue Origin

Shatner fez provavelmente o melhor discurso da sua carreira, e não foi lido nem memorizado: foi sim algo natural, numa conversa que lhe saiu espontaneamente após ter pousado no solo.

Shatner agradeceu a Bezos por lhe ter proporcionado a experiência mais profunda da sua vida.
Shatner diz que nunca vai esquecer esta experiência e espera nunca recuperar desta sensação. É uma experiência extraordinária, inacreditável, muito maior que uma pessoa ou que a vida em si: a enormidade, a velocidade, a rapidez da vida e da morte, faz com que se ultrapasse todas as experiências em terra.

Shatner afirmou que esta experiência mudou a sua forma de ver o mundo.
Após ver que a atmosfera é tão fina (e logo a seguir existe o negro do espaço), e que o planeta é tão pequeno e frágil, ele tornou-se uma pessoa diferente, com uma forma diferente de olhar para o mundo.
Assim, ele afirma que esta experiência teve um tremendo impacto nele.

Shatner também disse que as simulações não fazem justiça à experiência real.

E concluiu dizendo que toda a gente precisa ter esta experiência (de ir ao espaço).

2 comentários

    • Carlos Morais on 20/10/2021 at 00:16
    • Responder

    É muito curiosa a reação emocional de William Shatner a toda esta experiência, um homem com 90 anos, que representou o papel de Capitão Kirk durante várias temporadas, e penso que terá pensado bastante a certa altura sobre estas coisas, ainda assim, ficou literalmente siderado com a escuridão do espaço sideral e a luz e beleza da Terra… Realmente, deve ser uma experiência muito impactante e inesquecível.

    Terem-no escolhido para este voo foi efectivamente uma boa aposta de marketing e bonita homenagem, com que fecha com a chave de ouro um papel que empolgou várias gerações de fãs, entre eles alguns homens e mulheres que estão a tornar a ficção científica em realidade.

    • Jonathan Malavolta on 14/10/2021 at 19:26
    • Responder

    O portal de notícias G1 (brasileiro, diga-se de passagem) cometeu uma senhora gafe. Alegaram em sua notícia sobre o ocorrido que a fonte foi a SpaceX, de Elon Musk. Oras, se Musk e Bezos são rivais na corrida espacial e no mundo dos negócios, é de se supor que uma empresa não noticie sobre a outra. Então como assim, a notícia é sobre um sucesso da Blue Origin e a fonte é a SpaceX? Essa é a foderosa Rede Globo (proprietária do portal G1).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights