Formigas com asas

Normalmente, pensamos em formigas como animais que andam no solo.
Vemo-las em grupo, em grandes filas, normalmente perto de espetaculares obras de engenharia a que chamamos formigueiros.

Apesar de não ser habitual (para o que vemos normalmente), existem formigas com asas.

Curiosamente, esta é a altura do ano em que as formigas com asas “invadem” Portugal.

Como disse na TVI, aqui, o entomólogo Albano Soares: “Nesta altura do ano são mais visíveis porque são grandes e têm asas. O que está a acontecer é a reprodução da espécie. A espécie aproveita as primeiras chuvas para acasalar. Os machos e as fêmeas férteis têm asas, voam e acasalam. Após o acasalamento, os machos morrem e as formigas que conseguem sobreviver perdem as asas e vão procurar locais apropriados para estabelecer novas colónias”.

O fenómeno acontece todos os anos por esta altura (Outono), e por vezes também na Primavera, devido às condições meteorológicas (alguma chuva e temperatura moderada) propícias ao acasalamento.

Ou seja, as formigas estão simplesmente a seguir o seu ciclo de vida, onde se incluem estes “vôos nupciais”.

No Reino Unido, até existe um flying ant daydia da formiga voadora!

1. Moro num lugar onde é ‘habitual’ haver ‘formigas voadoras’. Elas são simpáticas, curiosas e têm três centímetros de comprimento. Tomam via pública e terraços aos milhares:

Ainda assim o fascínio é o mesmo.