Constipação protege da COVID?

Um estudo publicado na revista Nature mostrou que um aumento de células T (produzidas após uma constipação, por exemplo) protegeu familiares de pacientes com COVID-19 de ficarem eles próprios infetados.

Como as constipações por vezes são provocadas por coronavírus da mesma família do SARS-CoV-2, os investigadores colocaram como hipótese essas pessoas previamente infetadas com esse tipo de constipação já estarem relativamente imunes contra a COVID-19. Ou seja, criaram uma imunidade natural causada por uma simples constipação.

Assim, os investigadores recrutaram “pessoas que ainda não tinham sido vacinadas contra a COVID-19 mas que viviam com outras que tinham acabado de receber um teste positivo para a doença.
Metade deste grupo acabou infetado nos 28 dias seguintes, a outra metade não. E um terço do grupo que não teve COVID-19 registava elevados níveis de células T específicas no sangue, que terão surgido quando o sistema imunitário lutou contra outro tipo de coronavírus – provavelmente, uma constipação”.

Apesar dos resultados serem bastante animadores, a verdade é que o estudo tem uma grande limitação: a amostra foi de somente 52 pessoas. Ou seja, na prática, os níveis elevados de células T só foram registados em 8 pessoas.
Isto é uma amostra demasiado pequena para se poderem tirar conclusões satisfatórias.

Fontes: artigo científico, Comunicado de Imprensa, Sky news, CNN Portugal, SIC notícias.