Órgãos de porco em Humanos

Crédito: Universidade de Maryland

Os órgãos dos porcos são similares aos dos Humanos, em termos de tamanho e função.
Assim, é normal que se aposte no transplante de órgãos de porco para os Humanos.

David Bennett é um homem de 57 anos com uma doença cardíaca grave.
A sua única esperança de vida era um transplante de coração.
Assim, no mês passado, foi-lhe transplantado um coração de porco geneticamente modificado.
Um mês depois da cirurgia, está tudo a correr bem.

Existiram 10 modificações genéticas: 4 genes foram tornados inativos (incluindo um que provoca uma forte rejeição humana, e outro que fazia com que o coração continuasse a crescer), e 6 genes humanos foram inseridos de modo a que os órgãos suínos sejam melhor tolerados pelos Humanos.
O objetivo principal é prevenir a rejeição do órgão externo.

Também no mês passado, foi publicado um artigo científico a relatar o transplante, com sucesso, de dois rins de um porco geneticamente modificado, para o corpo de um humano que estava em morte cerebral.

Todos os anos morrem centenas de milhares de pessoas à espera de transplantes de órgãos.
Existe uma enorme escassez de órgãos humanos para transplante.

Assim, o futuro próximo estará provavelmente no transplante de órgãos de animais para humanos, sendo os porcos aqueles animais que têm algumas parecenças connosco em termos de órgãos.
Os porcos oferecem mais vantagens do que outros animais, como gorilas ou chimpanzés, já que são mais fáceis de criar e chegam a adultos em somente 6 meses.

Conclusão: os inteligentes porcos, além de serem utilizados como comida, também vão passar a ser utilizados como dadores de órgãos para os Humanos.

Ainda é cedo para que a transplantação de órgãos de animais para humanos se torne rotina.
Até lá, vão existir muitas discussões éticas sobre se a escassez de órgãos humanos se deve sobrepôr aos direitos dos animais.

Por último, deixo uma pequena nota para o óbito de mais um significado metafísico: afinal, podemos ter um coração de porco e pensar/sentir da mesma forma, porque os sentimentos não estão ligados ao coração (nem mesmo os sentimentos românticos). 😉