Garrafa de Klein

“Em matemática, a garrafa de Klein é um exemplo de uma superfície não orientável; informalmente, ela é uma superfície (uma variedade bidimensional) em que as noções de direita, esquerda, cima, baixo, dentro e fora não podem ser definidas de maneira consistente. (…)
Uma garrafa de Klein é um espaço topológico obtido pela colagem de duas fitas de Möbius.” (Fonte: wikipedia)

A garrafa de Klein é uma versão mais complexa e estranha da Fita de Möbius, porque parte do exterior da garrafa desaparece no seu próprio interior, misturando assim o interior com o exterior da garrafa.

Uma verdadeira garrafa de Klein só pode existir em 4 dimensões. Por isso, estas representações de 3 dimensões em duas dimensões são limitativas.

Porque vos falo disto?

Porque no nosso Facebook, foi sugerida a ideia de que o formato do Universo pode ser semelhante a esta garrafa de Klein: o Big Bang poderia assim ter surgido de outro Universo, sendo que o “exterior” de um Universo poderia ser introduzido para criar o “interior” de outro Universo. A “explosão” inicial que criou o nosso Universo “exterior”, poderia ter vindo das “entranhas” de um buraco negro de outro Universo.

Curiosamente, esta ideia cosmológica é conhecida como o Universo de Alice (no País das Maravilhas).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights