Microplásticos no sangue

Crédito: Janice Brahney, Utah State University.

Já se tinham encontrado microplásticos um pouco por todo o lado, desde o ar, água, comida, dentro de animais, etc. Desde o fundo dos oceanos até ao topo das montanhas mais altas do mundo.
Agora, a poluição de plástico chegou ao nosso sangue: pela primeira vez, foram encontradas partículas invisíveis de microplásticos em sangue humano. 77% das pessoas testadas, tinham sangue contaminado com microplásticos.

Isto mostra que as partículas de plástico podem viajar dentro do nosso corpo, e “assentarem” num determinado órgão.
Apesar do impacto na saúde ainda não ser conhecido com exatidão, a verdade é que alguns estudos mostram que a ingestão de microplásticos causam problemas digestivos e inflamações intestinais em animais. Também se sabe (por estudos) que consumimos dezenas de milhares destas partículas todos os anos. Adicionalmente, sabe-se que os microplásticos podem causar danos nas células humanas. E sabe-se que as partículas de poluição do ar potenciam problemas respiratórios e a morte em milhões de pessoas por todo o mundo. Por isso, os microplásticos também devem ter estes efeitos gravíssimos na nossa saúde.

É necessária muita mais investigação nesta área.
Este estudo, por exemplo, ainda é preliminar, já que só avaliou 22 pessoas. São precisos estudos com amostras muito maiores.

Fontes: artigo científico, The Guardian, Daily Mail, Sky news, USA Today.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.