Imagem alinhada do James Webb

Após completar o alinhamento dos 18 segmentos do enorme espelho do telescópio, a equipa do James Webb Space Telescope fez uma imagem única (unificada) da estrela 2MASS J17554042+6551277.
Esta estrela encontra-se a cerca de 2000 anos-luz de distância da Terra.
É uma estrela que não se consegue ver a olho nú (o seu brilho é 100 vezes mais fraco do que aquilo que vemos com o olho humano).

Crédito: NASA / STScI

Esta etapa teve como objetivo focar uma estrela brilhante no centro da imagem, e avaliar o alinhamento dos segmentos do espelho.
No entanto, a ótica do James Webb é tão sensível que muitas galáxias e estrelas distantes também ficaram registadas.

Aliás, a própria NASA referiu que “os parâmetros óticos estão a funcionar dentro ou acima das expectativas”.

Esta é somente uma imagem de teste. O objetivo era testar o alinhamento dos segmentos do espelho.
Esta não é uma observação científica.

Após este alinhamento, outros alinhamentos de instrumentos (Near-Infrared Spectrograph, Mid-Infrared Instrument, e Near InfraRed Imager & Slitless Spectrograph) irão ser realizados nas próximas 6 semanas. Depois, algumas correções irão ser feitas aos segmentos do enorme espelho para ficarem em concordância perfeita com os alinhamentos destes instrumentos.
Por fim, ainda irá existir a preparação dos instrumentos científicos, que durará mais 2 meses.

Assim, as primeiras imagens científicas deste novo telescópio espacial só irão ser capturadas em Julho.

Fonte: NASA.