Nebulosa Boomerang

O cartoonista Simon Byng cria extraordinários cartoons sob o nome: Future Mock Cartoons.

Neste cartoon, Simon Byng destaca a Nebulosa Boomerang.

A Nebulosa Boomerang é uma nebulosa planetária em formação, que se encontra a cerca de 5.000 anos-luz de distância da Terra.

A característica mais importante, como realça o cartoon, é que esta nebulosa é o “objeto” cósmico mais frio em todo o Universo conhecido.
A sua temperatura é de 1 K (−272,15 °C); ou seja, tem somente 1 grau acima do zero absoluto! Até a radiação à sua volta está mais quente que ela. Por incrível que pareça, até é mais quente que a radiação cósmica de fundo.
É o local mais frio do Universo!

Créditos: Hubble Space Telescope; ESA /NASA

2 comentários

    • Jonathan Malavolta on 14/05/2022 at 02:30
    • Responder

    Existe a possibilidade desta nebulosa conter algum planeta possivelmente habitado? É tão frio que penso ser incapacitante para o desenvolvimento de seres vivos.

    1. As nebulosas planetárias formam-se quando uma estrela como o Sol “morre”.
      Assim, tal como o Sol tem planetas ao seu redor, é esperado que as nebulosas planetárias também tenham esses planetas.

      No entanto, a nebulosa não é propriamente um “objeto” da forma como normalmente o definimos, por isso eu coloquei entre aspas.
      É somente uma expansão de gás e plasma da estrela moribunda.

      Assim, a temperatura é do gás em expansão.

      Se existirem planetas à volta da estrela moribunda, então o gás em expansão, à medida que passar por esses planetas, certamente que os irão afetar.
      No entanto, a vida que pudesse existir nesses planetas, já teria sido muito afetada negativamente pela “morte” (colapso) da estrela.
      É provável que a vida não sobreviva à “morte” das estrelas.

      Dando um exemplo concreto: nos próximos 2 bilhões de anos, o Sol gradualmente irá ficar tão “inchado”, que a superfície da Terra irá ficar gradualmente cada vez mais quente e será impossível para a vida terrestre (como a conhecemos) continuar a existir à superfície da Terra. Depois, daqui a 5 bilhões de anos, o Sol irá colapsar e vai-se tornar uma anã branca (com a nebulosa planetária ao redor). Nessa altura, muito provavelmente já não existirá vida na Terra. Mas a existir (como a conhecemos), será muito simples e/ou nas profundezas do planeta. Se a vida simples nas profundezas sobreviver à morte da estrela, será que irá ficar muito afetada pela passagem de uma nebulosa fria?

      E se fôr em Marte ou em Júpiter, mais longe da estrela?
      Supondo que nesses planetas existe vida, então ela irá sofrer bastante com a evolução da estrela (para gigante vermelha) e depois com a “morte” dessa estrela. A passagem da nebulosa será só mais uma contrariedade a somar às já existentes.

      Digo eu… uma opinião avalizada, mas somente uma opinião, porque não é baseada em nada que pudéssemos já comprovar 😉
      Ou seja, é para tomar a minha opinião somente como opinião baseada em conhecimento existente. Mas não como algo factual ou baseado em evidências.

      abraço!

      P.S.: tem razão quanto à temperatura incapacitante. No entanto, essa é a temperatura do gás. Se a vida não existir no gás propriamente dito, então não estará a essa temperatura. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights