Conto de fadas científico

Adorei esta mensagem do Abstruse Goose, com uma citação da Marie Curie.

Crédito: Abstruse Goose

Marie Curie: “Um cientista no seu laboratório não é somente um técnico: é também uma criança colocada perante fenómenos naturais que o maravilham como se fossem contos de fadas”.

Ou numa tradução mais livre, mais explicativa:

Marie Curie: “Um(a) cientista no seu laboratório não é um mero técnico: o/a cientista é como uma criança impressionada com os fenómenos naturais que vê à sua frente. O/a cientista, tal como a criança, fica maravilhado/a com a natureza como se fosse um conto de fadas / narrativa fantástica.”

Achei este cartoon delicioso, não só porque equivale a expressão de um(a) cientista ao de uma criança em face de novidades, mas também porque mostra uma característica da investigação científica que muitas vezes é mal-interpretada pela população em geral: existe um sentimento geral que um cientista é carrancudo, nerd, muito frio ao analisar problemas, e passa os dias “fechado” no seu laboratório de investigação.
Na verdade, normalmente as pessoas vão para áreas científicas precisamente porque adoram estudar a natureza, porque olham para um determinado fenómeno com uma expressão de espanto, maravilhados, porque adoram “espreitar” mais alguns segredos da natureza, porque olham para a natureza como uma fábula fantástica, como um conto de fadas, tal como descreve o cartoon.


A população em geral pensa que fenómenos/criaturas fantásticas só existem nas histórias fantasiosas (com dragões voadores, sereias, fadas, unicórnios, leões que falam, etc).
No entanto, tanto os laboratórios científicos como o nosso dia-a-dia estão cheios desses eventos maravilhosos. Infelizmente, os adultos perdem muito a capacidade de diariamente se maravilharem com o que vai acontecendo…

Por exemplo, imaginem que trazíamos um Humano de há 10 mil anos atrás para os dias de hoje. Ele via luz a magicamente se ligar e desligar, ele via Humanos e animais a falarem através de uma “janela” (televisão), ele via-nos a comunicar com pessoas do outro lado do mundo, ele via carros de forma autónoma (sem serem puxados por animais) a velocidades enormíssimas, ele via aviões a voar pelos céus como aves, etc, etc, etc.
Certamente que esse Humano pensaria que estaria num conto de fadas, num mundo mágico.
Na verdade, todo esse mundo foi imaginado e, sobretudo, executado por cientistas. Os cientistas são os “feiticeiros” do mundo real.

A ciência é o nosso mundo mágico, o nosso conto de fadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights