Cabana na Lua?

Como sabem, o rover chinês Yutu-2 anda a “passear” pelo lado “oculto” da Lua: o lado mais afastado da Terra.
Como a Lua roda sobre o seu eixo sensivelmente à mesma velocidade com que orbita a Terra, ela mostra sempre o mesmo lado para a Terra. O outro lado, o lado que nunca se vê da Terra, é o lado “oculto”, por onde anda o rover Yutu-2.

Ora, enquanto andava por lá, a cerca de 80 metros de distância, o Yutu-2 viu uma estrutura que algumas pessoas apelidaram de cubo e outras de cabana.

Créditos: China National Space Administration (CNSA), Our Space.

Obviamente, nas redes sociais leram-se logo imensos disparates: a conspiração mais popular é de que a cabana é a casa de um alienígena que vive na Lua, escondido dos terrestres.

Provavelmente, a especulação mais divertida é a de que é o monolito do filme 2001 – Odisseia no Espaço.

As hipóteses mais racionais eram:
– seria somente uma ilusão de ótica, visto a imagem ser de baixa resolução e o objeto estar bastante longe.
– ou podia ser somente uma pedra, arremessada após um impacto de asteroide.

Já não seria a primeira vez que o rover via algo ao longe, que não se confirmava ao perto.
No passado, o rover Yutu-2 já tinha visto ao longe uma substância parecida a um gel, e quando chegou perto, percebeu que eram meras pedras.

Créditos: CNSA / CLEP / Our Space

Entretanto, o Yutu-2 foi-se aproximando da estrutura misteriosa.

E percebeu que afinal, era só uma pedra de grandes dimensões, como alguns jornalistas de ciência já tinham sugerido.

Fontes: Science Alert, Gizmodo, Science Alert, Sky news.

Créditos: CNSA / CLEP / Our Space

1. Muito obrigado, Carlos!

2. Olá, Carlos!

Sempre me intrigou o fato da Lua girar de tal forma a só vermos da Terra sempre o mesmo lado. Tem algum motivo para isso? Tal ocorre com outras luas de outros planetas ou é peculiar da nossa?

1. Olá Ademir,

Isso ocorre com quase todas as luas próximas do planeta. Exemplos: as 4 luas de Galileu que orbitam Júpiter, Titã a orbitar Saturno, e várias outras. Isto é o normal. Chama-se Tidal Locking. Ao longo do tempo, elas vão ficando sincronizadas com o planeta.

O mesmo ocorre com alguns exoplanetas, hot jupiters, que encontramos: também sofrem do mesmo: estão tão próximos da estrela, que ficam sincronizados com ela. Assim, um dos lados está sempre “ao Sol” e o outro lado está sempre à sombra.

• Jonathan Malavolta on 01/06/2022 at 20:51

O giro em torno de si mesmo não faria com que o satélite natural variasse de lado, como ocorre com a Terra?

1. Se não girasse sobre si mesmo, aí sim, veríamos todo o objeto. 😉

A Terra gira sobre si própria, certo?
        Do Sol, conseguimos ver toda a Terra. Mas isso é porque ela gira 1 vez por dia, enquanto dá uma volta ao Sol durante 1 ano. Ou seja, num só dia, vemos toda a Terra, a partir do Sol.
        Mas se a Terra orbitasse o Sol em 1 só dia, então teria os dois movimentos sincronizados, e a partir do Sol, veríamos só um lado da Terra.

Isto é muito fácil de visualizar com pessoas. Eu coloco os meus alunos a rodarem à volta de outros para mostrar isso.
        Pela net, não sei muito bem como explicar…

Procurei por vídeos, e vi este:

Os primeiros 2 minutos mostram isso.
        Se o Jonathan imaginar que está no Sol, por exemplo, mesmo com a Lua a orbitar a Terra, o Jonathan no Sol consegue ver toda a Lua, porque ela vai girando sobre si própria.
        No entanto, se o Jonathan estiver na Terra, como a Lua está sincronizada com a Terra (nos dois movimentos), então só vê um dos lados.