Funerais no espaço

Crédito: SpaceX

A SpaceX lançou com sucesso mais 59 pequenos satélites para o espaço ao redor da Terra.

Além de satélites de observação da Terra, satélites para medir as emissões de gases de efeito de estufa, entre outros, o mais interessante foi o lançamento de um CubeSat que tinha os restos cremados de 47 pessoas.

Este é um serviço funerário providenciado pela empresa Celestis, que utiliza vôos comerciais da SpaceX para fazer funerais no espaço.
Após a cremação, as cinzas da pessoa são colocadas em pequenos tubos com o tamanho de um batom. Depois, os pequenos tubos com as cinzas são colocados dentro de um pequeno satélite CubeSat. O satélite é colocado no espaço pela SpaceX. O pequeno satélite orbita a Terra durante cerca de 10 anos. Durante esse tempo, a família e amigos do falecido têm acesso aos dados GPS do satélite, e assim conseguem saber quando o seu falecido ente querido está a passar pelo céu acima de si. Posteriormente, gradualmente o satélite cai de volta para a Terra, onde reentra na atmosfera, incendiando-se como uma estrela cadente.

Assim, o funeral não é mesmo no espaço.
E, no final, a pessoa (os restos cremados) acaba como uma estrela cadente! 😀

Uma das primeiras pessoas a ter este “funeral espacial” foi Gene Roddenberry, criador de Star Trek.
Neste lançamento desta semana, um dos tubos continha os restos cremados de Marjorie Dufton, que quase fez parte do programa Mercury 13. O sonho dela era ir ao espaço.

Fontes: SpaceFlightNow, UPI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights