Ciência no desporto

Crédito da imagem: Acredite ou Não

Em 1997, o excelente futebolista Roberto Carlos marcou um golo soberbo: de livre, a 35 metros da baliza, com uma barreira de jogadores à sua frente!

O remate do jogador levou a bola a fazer um arco que contornou a barreira e… quando toda a gente pensava que a bola ia para fora, ela desviou e foi-se anichar na baliza.

Com a animação da TOGETHER, o educador científico Erez Garty explica como foi possível cientificamente (através das leis da física) concretizar este magnífico golo (podem colocar as legendas em português).

A explicação tem a ver com o Efeito Magnus: Roberto Carlos bateu na bola de lado, dando-lhe um efeito de girar, e com uma certa força (para ela ganhar uma determinada velocidade). A bola girou numa direção em que existiu sobre ela pressão alta na sua direita e pressão baixa na sua esquerda… o que fez com que ela desviasse para a sua esquerda.

Este pontapé foi chamado de Remate em Banana, Banana Shot.

Crédito: wikipedia

Certamente, Roberto Carlos não percebia a ciência do que fez.
No entanto, através de muita tentativa e erro na prática (que também se faz em ciência), conseguiu perceber como teria que pontapear a bola para ter aquele resultado.
Assim, mesmo não compreendendo a ciência subjacente, conseguiu colocar em prática uma “experiência científica” 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights