Arco-íris caseiro

Hoje aproveitei para criar um pequeno arco-íris aqui no jardim de casa.

Demorei um pouco na preparação (entender os diferentes fluxos de água a sair da mangueira, saber onde estava o Sol, para onde virar a mangueira, ver a partir de um certo ângulo, etc) e mesmo assim não ficou perfeito (vê-se mal na fotografia), mas se olharem na direção da relva, conseguem ver um pequeno arco-íris formado pelas gotículas de água.

Agora, é só procurar o pote de ouro 😀

Imagem do autor

“A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de água; dentro da gota, ela é refletida (reflexão interna total); e finalmente volta a sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos, com a luz mais intensa a um ângulo de entre 40° e 42°, independente do tamanho da gota.
(…)
O arco-íris não existe realmente em um local do céu, mas é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador.
Toda gotícula suspensa no ar refrata e reflete a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até o olho do observador. Essa refração é percebida como o arco-íris pelo observador.
Sua posição é sempre na direção oposta à do sol com relação ao observador (…)”
(in wikipedia)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights