Feitiçaria da Ciência

O website Abstruse Goose tem alguns cartoons dedicados à feitiçaria, como este exemplo.

O curioso é que em todos eles, o autor transmite a mensagem que a Ciência é sempre superior em conhecimento à Magia.
E isto é totalmente verdade, bastando olhar à nossa volta: o que nos trouxe a magia? Espetáculos de entretenimento, em que os mágicos dizem claramente que estão a enganar os nossos sentidos. E o que nos trouxe a ciência? Telemóveis, televisões, eletricidade em lâmpadas, telescópios espaciais a tirarem imagens fabulosas e demais tecnologia, que não compreendemos como funciona e que para nós “parece magia” (mas que depende de muito conhecimento científico).

Deixo este exemplo:

Crédito: Abstruse Goose

Neste cartoon, temos um feiticeiro (provavelmente Gandalf, do Senhor dos Anéis) que diz que tem na sua posse um anel que faz com que a pessoa que o utiliza se torne invisível. Isto é magia, baseada em pseudociência, porque não é explicado como isso acontece. Normalmente é dito: “há coisas que é melhor deixar por explicar.” Isto é, obviamente, a defesa da ignorância.

O cientista vê o anel e pergunta logo: como funciona? Como é que um anel torna uma pessoa invisível?
Qualquer tecnologia, mesmo um anel, está baseada em princípios científicos.
Quando o cientista começa a falar sobre a absorção e a dispersão da luz, e demais informação sobre ondas eletromagnéticas, o feiticeiro não percebe nada do que se está a falar.
Quando o cientista pergunta se o anel só torna a pessoa invisível na parte visível do espectro eletromagnético ou se é em todos os comprimentos de onda, o feiticeiro vira as costas.

O feiticeiro não está interessado em compreender os assuntos, não está interessado em aprender sobre os assuntos, nem sequer está interessado em saber como as coisas funcionam.
Tal como se faz em pseudo-ciência e nas demais crenças religiosas, as pessoas simplesmente acreditam: sem procurarem o conhecimento real sobre os assuntos.

Daí o cientista acabar com a pergunta sarcástica: além de colocar a pessoa invisível, o anel também suspende o ceticismo das pessoas? Ou seja, o anel é um objeto que faz com que a pessoa acredite em qualquer absurdo sem colocar em causa essa informação?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights