25 imagens da Via Láctea por todo o mundo

Disco da Via Láctea sobre o Castelo de Salvatierra de los Barros, Espanha.
Crédito: Jose Manuel Galvan Rangel

O portal de viagens Capture the Atlas avaliou as fotografias do disco da Via Láctea, tiradas a partir de todo o mundo.

As 25 melhores fotos foram publicadas no seu website, aqui, onde podem ler os detalhes de cada imagem.
Elas foram tiradas por 25 fotógrafos diferentes, de 14 nacionalidades, a partir de 12 países: EUA, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Egito, França, Espanha, Eslovénia, Eslováquia, Japão e China.
Os fotógrafos foram considerados Fotógrafos do Ano.

Existem imagens verdadeiramente fabulosas!

Apesar de ser somente uma questão de gosto pessoal, as fotografias que eu mais gostei foram as que deixo aqui no post, dos autores Jose Manuel Galvan Rangel (website, instagram) e Alvin Wu (instagram).

Disco da Via Láctea sobre o lago gelado azulado Pumoungcuo, no Tibete, que se encontra a mais de 5 quilómetros de altitude.
Crédito: Alvin Wu

Infelizmente, não posso só falar positivamente sobre este assunto.

Na CNN Portugal, deram esta notícia, aqui (no último minuto), mas além da jornalista dizer que as imagens “mostram a Via Láctea, que faz parte do sistema solar”, também está escrito que a Via Láctea é uma “Galáxia do Sistema Solar”.

Só para retificar: a Terra é um planeta. O planeta Terra faz parte do Sistema Solar. O Sistema Solar é constituído por 8 planetas (onde se inclui a Terra), dezenas de luas e milhares de asteroides, entre outras coisas. O Sistema Solar, juntamente com milhões de outros sistemas estelares, faz parte da nossa Galáxia que se chama Via Láctea. Assim, a Via Láctea é constituída por milhões de sistemas estelares, sendo que um deles é o nosso (em que a estrela é o Sol).

Concluindo: o nosso Sistema Solar é que faz parte da Via Láctea, e não o contrário.

Crédito: CNN Portugal

1. Desculpa mas também pode -se dizer que “Portugal é o país do Carlos” e parece-me que foi é nesse sentido que foi apresentado o texto na notícia.

1. Não me parece… até pelo que a jornalista diz: “mostram a Via Láctea, que faz parte do sistema solar”. Claramente, o entendimento jornalístico é que é a Via Láctea (assumem que é mais pequena) que faz parte do Sistema Solar.

abraço