James Webb vê Júpiter

Antes das fabulosas primeiras imagens divulgadas pela equipa do Telescópio Espacial James Webb, aqui, o Telescópio realizou uma série de testes aos seus instrumentos.

Nesta quinta-feira, a equipa divulgou alguns desses testes, que incluíram fotografias ao planeta Júpiter e a alguns asteróides (assim como o espetro deles).

Note-se que estas fotografias são em luz infravermelha e em comprimentos de onda que não são possíveis observar a partir de telescópios na superfície terrestre, já que a atmosfera terrestre absorve grande parte desta parte do espetro eletromagnético.
O objetivo não é só tirar fotografias diferentes: as análises espetrais nestes comprimentos de onda dão-nos mais informação sobre a constituição química das nuvens de Júpiter.

Júpiter, e a sua lua Europa, observados pela NIRCam com o filtro 2.12 micron.
Créditos: NASA, ESA, CSA, B. Holler e J. Stansberry (STScI).

Nesta imagem feita pela NIRCam com o filtro 3.23 micron, além de Júpiter e algumas das suas luas, é possível ver os anéis de Júpiter.
Créditos: NASA, ESA, CSA, B. Holler e J. Stansberry (STScI).

Júpiter, e as suas luas Europa, Thebe, e Metis, vistos pela mesma câmera (NIRCam) mas com dois filtros diferentes: 2.12 micron (esquerda) e 3.23 micron (direita).
Créditos: NASA, ESA, CSA, B. Holler e J. Stansberry (STScI).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights