Telescópio Hubble pode durar mais 20 anos?

A NASA e a SpaceX assinaram um acordo, em que ambos se comprometem a estudar a hipótese de levar o Telescópio Espacial Hubble para uma órbita superior: o objetivo é que ele possa durar mais 20 anos.

Crédito: NASA

O Telescópio Espacial Hubble completou 30 anos em 2020. Nestes 30 anos, revolucionou a nossa compreensão do Universo.
Em 2009, foi levada a cabo a última missão para reparar e substituir alguns componentes.
Desde aí que se sabe que o Telescópio Espacial Hubble só vai durar até à década de 2030: o ano é incerto, porque depende da atividade solar (que afeta a densidade na camada atmosférica superior) e de quanta fricção atmosférica levará ao decaimento orbital (lentamente, qualquer satélite, incluindo o telescópio, vai perdendo altitude). O que se sabe é que, nessa altura, a NASA pretende fazer uma reentrada controlada (originalmente, até se pensou que se poderia recuperar o telescópio, usando um vaivém espacial, de modo a tê-lo “para sempre” em exibição no Museu Smithsonian do Ar e do Espaço, em Washington).

Agora, a NASA e a SpaceX, de Elon Musk (em parceria com a Polaris Program, de Jared Isaacman), assinaram um Space Act Agreement para investigarem se é possível lançar uma missão com a Crew Dragon, de modo a não só realizar uma missão de serviço (para reparar e substituir vários instrumentos, como os giroscópios, em que somente 3 dos 6 funcionam), mas também para dar um “empurrão” ao Telescópio (para lhe aumentar a altitude) de modo a que ele possa continuar a operar com sucesso nos próximos 20 anos, estendendo assim o seu estimado tempo de vida.

O estudo/investigação desta possibilidade durará 6 meses: daqui a 6 meses já se saberá se uma missão destas é realizável.

Fontes: NASA, CNN.