Descoberta uma super-Terra potencialmente habitável

Ilustração da super-Terra LP 890-9c, tendo um pouco mais longe o “planeta-irmão” LP 890-9b, com ambos a orbitar a estrela anã vermelha LP 890-9.
Crédito: NASA / JPL-Caltech

Uma equipa internacional de cientistas descobriu duas super-Terras a orbitar a estrela LP 890-9.

LP 890-9 é uma estrela anã vermelha: pequena e mais fria que o Sol. Esta estrela encontra-se a cerca de 100 anos-luz de distância da Terra.

LP 890-9b é o planeta mais próximo da estrela. Ele é cerca de 30% maior que a Terra, e orbita a estrela em somente 2,7 dias terrestres (é o seu ano).

LP 890-9c é o planeta um pouco mais distante da estrela. Ele é cerca de 40% maior que a Terra, e orbita a estrela em somente 8,5 dias terrestres (ou seja, o seu ano é de 8,5 dias).
Apesar de estar muito próximo da estrela, como a estrela é uma anã vermelha, então a órbita de LP 890-9c encontra-se na chamada zona habitável da estrela. Em relação à sua estrela-mãe, ele encontra-se numa zona equivalente à zona entre as órbitas de Vénus e a Terra em relação ao Sol.
Assim, se este planeta tiver uma atmosfera significativa, então poderá ter água líquida na sua superfície.

No entanto, note-se que esta perspetiva de habitabilidade tem em conta somente a sua distância à estrela.
Se ele não tiver uma atmosfera significativa, pode ser como Marte ou a Lua.
Se ele estiver na região interior da zona habitável, pode ser como Vénus.
Além disso, devido a estar tão próximo da estrela, certamente que a radiação estelar afeta a potencial habitabilidade e os ventos solares afetam a potencial atmosfera.
Adicionalmente, este exoplaneta está acoplado gravitacionalmente (tidally locked) com a sua estrela. Assim, tal como a Lua só nos mostra uma face, também este planeta tem sempre a mesma face virada para a estrela. Desta forma, um lado está sempre mais quente (e de dia) e o outro lado está sempre mais frio (e de noite). Isto afeta não só as correntes atmosféricas como a potencial habitabilidade.

Para responder a algumas destas dúvidas, espera-se que o Telescópio Espacial James Webb observe este planeta e detalhe algumas das suas características.

Fontes: comunicado de imprensa, artigo científico.

Comparação entre o sistema planetário ao redor de LP 890-9 com o sistema planetário interior ao redor do Sol.
O sistema planetário ao redor de LP 890-9 é muito mais compacto: os dois planetas conhecidos têm órbitas muito mais próximas da sua estrela do que Mercúrio está do Sol.
Crédito: Adeline Deward (RISE-Illustration)