Big Bang nos preços

Crédito: Worten

Como se percebe por esta pesquisa, a empresa Worten, e não só, utiliza o termo Big Bang para as suas campanhas de marketing.

Tenho 2 reflexões sobre isto:

Sempre que vejo termos astronómicos associados a lojas/empresas, obviamente fico logo interessado. O interesse não é nos produtos/serviços, mas sim no facto de terem utilizado semântica astronómica.
Assim, para mim, a utilização de termos astronómicos é positiva, já que divulga vocábulos astronómicos.

O grande problema dessa utilização é que por vezes fomenta conceções erradas sobre as definições astronómicas desses termos.
Neste caso, o Big Bang de descontos é para ser entendido como uma “explosão” de descontos: não no sentido de “explodir com esses descontos”, mas sim como um elevado número de grandes descontos. Desta forma, sendo o Big Bang uma expansão vertiginosa do espaço-tempo, pode-se compreender o Big Bang de descontos como uma expansão enorme desses descontos.

Conclusão: não posso criticar terem empregue o termo Big Bang para estes casos.

• Jonathan Malavolta on 26/02/2023 at 11:57

Se “criticar” for entendido como “analisar”, como eu pessoalmente reconheço, então sim, você pode criticar (qualquer pessoa pode). Aliás, acabou de fazê-lo. Agora, se “criticar” tiver algum dos outros sentidos que a espécie humana dá ao termo, aí vai depender do sentido em que o vocábulo estiver sendo utilizado; dependendo do sentido, não se poderá mesmo criticar.

Amplexos!