Jingle Bells

Crédito: playtivities

Jingle Bells é oficialmente (pelo Guinness World Records) a primeira música alguma vez tocada no espaço.

Ela foi tocada a 16 de Dezembro de 1965, durante o vôo da missão Gemini 6A.
Tecnicamente, não foi mesmo tocada no espaço (o som não seria audível) mas sim dentro da nave Gemini.

A música foi tocada como uma brincadeira.
Os astronautas das missões Gemini 6 e Gemini 7, estavam a fazer o primeiro encontro no espaço entre missões diferentes.
Os astronautas da Gemini 6A, Wally Schirra e Thomas Stafford, juntamente com os astronautas da Gemini 7, Frank Borman e Jim Lovell, decidiram brincar (pegadinha) com os especialistas que estavam no control da missão da NASA: eles disseram que estavam a ver um UFO, e que esse UFO (conduzido pelo Pai Natal / Papai Noel) estava a enviar uma mensagem por rádio.

A conversa foi a seguinte:


Gemini 6: We have an object. It looks like a satellite going from north to south, up in a polar orbit. He’s in a very low trajectory, traveling from north to south. It has a very high [fineness] ratio. It looks like it might be [inaudible]. It’s very low; it looks like he might be going to re-enter soon. Stand by, One. It looks like he’s trying to signal us. [Stafford and Schirra play “Jingle Bells”].

Gemini 7: We got him, too! [Laughter].

Ora, isto levou a uma reprimenda por parte dos especialistas que estavam em terra, porque eles estavam em direto a fazer essas considerações: com muitas pessoas a ouvirem-nos. Algumas dessas pessoas, civis, até poderiam pensar que se tratava mesmo de um UFO e não do suposto trenó do Pai Natal.

A verdade é que nessa altura, após dizerem ter visto o tal UFO, os astronautas Schirra e Stafford tocaram a música Jingle Bells com uma harmónica e pequenos sinos/guizos, que eles tinham levado a bordo sem ninguém ter notado.

Depois desta música, várias outras músicas foram tocadas no espaço, como até temos divulgado aqui.

Jingle Bells é uma canção originalmente escrita por James Lord Pierpont em 1857, que tinha sido intitulada: One-Horse Open SleighTrenó aberto puxado por um cavalo.

Apesar de estar no livro dos Recordes do Guiness, a verdade é que Jingle Bells foi a primeira música tocada no espaço com um instrumento.
Mas a primeira canção a ser cantada/trauteada no espaço, foi uma canção popular Ucraniana intitulada (em inglês): Watching the Sky and Thinking a ThoughtA Olhar para o Céu e a ter um Pensamento. Ela foi cantarolada pelo cosmonauta Pavlo Popovych no dia 12 de Agosto de 1962.
Pavlo Popovych foi o primeiro cosmonauta de origem Ucraniana a chegar ao espaço, a bordo da Vostok 4.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights