JUICE a caminho de Júpiter

Créditos: ESA; spacecraft: ESA/ATG medialab; Jupiter: NASA/ESA/J. Nichols (University of Leicester); Ganymede: NASA/JPL; Io: NASA/JPL/University of Arizona; Callisto and Europa: NASA/JPL/DLR

A sonda JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer – Exploradora de Júpiter e das suas Luas Geladas) foi hoje lançada a caminho de Júpiter por um foguetão Ariane 5.

Esta sonda europeia era para ser lançada ontem.
No entanto, sofreu um atraso de 24 horas, devido às condições meteorológicas adversas que se verificavam ontem na Guiana Francesa (donde foi lançada).

Crédito: NASA / JPL / Horizons System. Phoenix7777, wikipedia.

A sonda foi lançada hoje: 14 de Abril de 2023.
De modo a poupar combustível, irá sofrer 4 impulsos gravitacionais por gravidade assistida: irá passar pela Lua, por Vénus e pela Terra várias vezes, durante a sua viagem. Em Outubro de 2029, até deverá passar perto do asteróide Rosa.
8 anos após a partida, em Julho de 2031, a sonda irá chegar a Júpiter.
Durante algum tempo irá estudar as regiões polares de Júpiter, a sua magnestosfera, etc. Também irá passar várias vezes perto das luas Europa e Calisto, de modo a estudá-las.
Em Dezembro de 2034, irá entrar na órbita da lua Ganimedes, de modo a estudá-la detalhadamente.
No final de 2035, deverá colidir com a superfície de Ganimedes.

O grande objetivo da missão é estudar as grandes luas de Júpiter: Ganimedes, Europa, e Calisto.
Estas luas têm enormes oceanos de água sob as suas superfícies geladas. Assim, o seu interior é potencialmente habitável.
O estudo mais pormenorizado será à maior lua do sistema solar: Ganimedes.

Em Ganimedes, a sonda irá estudar o oceano interior, a geologia e topografia da superfície, as propriedades do gelo, a sua ténue atmosfera, o seu campo magnético e a sua interação com a magnetosfera do sistema Joviano.
Em Calisto, a sonda irá também caracterizar o oceano interior e mapear a sua superfície.
Em Europa, a sonda irá medir a espessura da camada de gelo na superfície desta lua, irá estudar a composição química na superfície da lua, e irá sobretudo investigar se existem moléculas orgânicas que sejam essenciais à vida tal como a conhecemos.

Tendo em conta que estes 3 satélites naturais de Júpiter (Europa, Ganimedes e Calisto) têm “uma grande quantidade de água oculta sob as suas superfícies, muito superior em volume à dos oceanos da Terra“, então a forte intenção desta missão europeia é saber se estas luas têm no seu interior, condições para a existência de vida tal como a conhecemos.

Obviamente que a sonda não vai encontrar vida.
Vai simplesmente caracterizar ambientes que se pensa serem propícios à vida como a conhecemos.
Encontrar assinaturas bioquímicas já seria mais do que se espera…
No entanto, há quem pense que nestas luas de Júpiter, no seu interior, no fundo desses oceanos, poderão existir chaminés negras (fontes hidrotermais), como existem nos oceanos terrestres e onde poderá ter sido uma das origens da vida na Terra. Nos oceanos terrestres, perto dessas chaminés, a pressões incríveis, existe todo um ecossistema repleto de vida extremófila, desde micróbios até peixes, passando até por camarões. Quiçá, no interior de Europa, também existem uns camarões estranhos e… saborosos 🙂

Crédito: Paolo Neo, wikipedia.

Esta missão conta com o engenheiro aeroespacial Bruno Sousa como diretor de operações de voo, além de outros portugueses, e a sonda leva consigo componentes fabricados pelas empresas portuguesas LusoSpace, Active Space Technologies, Deimos Engenharia, FHP – Frezite High Performance, Efacec e LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.