Chelyabinsk, uma década depois: os asteroides invisíveis por causa do Sol

Esta simulação 3D da explosão do meteoro de Chelyabinsk por Mark Boslough foi renderizada por Brad Carvey usando o código CTH no supercomputador Red Sky do Sandia National Laboratories. Andrea Carvey compôs a cauda do wireframe.

Ninguém viu o meteoro Chelyabinsk de 15 de fevereiro de 2013 se aproximando… Esse foi o maior asteroide a atingir a Terra em um século. Logo após o nascer do Sol, num dia ensolarado de inverno, um asteroide de 20 metros e 13.000 toneladas atingiu a atmosfera sobre os Montes Urais, na Rússia, a uma velocidade de mais de 18 km/s.

A rocha ‘relativamente pequena’ explodiu na atmosfera a uma altitude de 30 km, liberando cerca de meio megaton de energia (equivalente a 35 bombas do tamanho de Hiroshima). Dois minutos depois, a onda de choque atingiu o solo danificando milhares de edifícios, quebrando janelas e ferindo cerca de 1.500 pessoas com cacos de vidro voadores.

Escondidos pelo forte brilho do nosso Sol circulam uma quantidade ainda desconhecida de asteroides, em caminhos que não conhecemos, muitos dos quais podem estar se dirigindo para a Terra, e, simplesmente não sabemos nada a respeito…

Richard Moissl, chefe de defesa planetária da ESA, destacou:

Asteroides do tamanho do meteoro de Chelyabinsk atingem a Terra aproximadamente a cada 50-100 anos. As lesões causadas por rajadas de ar ou eventos semelhantes podem ser evitadas se as pessoas forem informadas sobre um impacto que se aproxima e seus efeitos previstos. Com aviso prévio, as autoridades locais poderiam aconselhar o público a ficar bem longe de janelas e vidros. 

O observatório orbital NEOMIR atuará como um sistema de alerta precoce para detectar e monitorar qualquer asteroide vindo em direção à Terra na direção do Sol. NEOMIR será colocado entre o Sol e a Terra, no primeiro ponto Lagrange (L1). Usando um detector infravermelho de alto desempenho, ele detectará objetos próximos da Terra com um diâmetro de mais de 20 metros pelo menos três semanas antes do possível impacto na Terra.

A próxima missão NEOMIR da ESA permitirá a detecção de asteroides como Chelyabinsk vindos da mesma região do céu que o Sol, preenchendo uma lacuna vital em nossas habilidades atuais de prever e planejar impactos perigosos.

 

Claro, há também o risco de um asteroide ainda maior impactar a Terra durante o dia. Tal cenário é menos provável, pois quanto maior o asteroide, menos existem no Sistema Solar e são bem mais fáceis de se detectar. Na verdade, praticamente quase todos os asteroides maiores que 1 km já foram descobertos e mapeados.

Mas, como os dinossauros nos diriam, se pudessem, quando um enorme asteroide atinge a Terra, ele causa danos inimagináveis. Felizmente, como o impacto do DART da NASA mostrou e a missão Hera da ESA se baseará, a deflexão de asteroides torna-se uma possibilidade real.

Então, como podemos ter certeza de que estamos preparados? O observatório espacial NEOMIR estará localizado no ponto “L1” Lagrange entre a Terra e o Sol. Imperturbável pela atmosfera da Terra, seu telescópio infravermelho será capaz de detectar asteroides de 20 metros ou maiores, atualmente à espreita, obscurecidos pela luz do Sol.

O diagrama mostra o ponto de Lagrange L1, entre o Sol e a Terra, onde residirá a órbita do observatório espacial NEOMIR.

Com aviso suficiente, hoje julgamos que o impacto de um asteroide é um dos únicos desastres naturais que podemos eventualmente contornar.

Fonte

ESA: Chelyabinsk a decade on: the Sun’s invisible asteroids

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights