Solução para o Paradoxo de Hawking?

Lavoisier disse: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Mas Lavoisier não conhecia os buracos negros.
Nos buracos negros, aparentemente, a informação (as propriedades da matéria e da energia) perde-se: tudo desaparece lá dentro.

Ora, se a informação (matéria, energia, e suas propriedades) desaparece, isso é uma violação da física, nomeadamente da mecânica quântica.

Stephen Hawking ainda acrescentou mais uma curiosidade: pela mecânica quântica, os buracos negros poderão emitir radiação termal (conhecida como Radiação de Hawking), dependendo da sua massa, carga elétrica e momento angular.

Crédito: NASA

No Universo, nada deveria se perder, mas aparentemente a informação perde-se nos buracos negros.
Supostamente, nada devia sair do Buraco Negro. Mas pelos vistos, sai Radiação de Hawking. Ao emitir radiação, o buraco negro vai perdendo massa. E assim, gradualmente, o buraco negro evapora-se, e toda a informação que “comeu”, deixa de existir para todo o sempre.
O paradoxo da informação em buracos negros mantém-se vivo há décadas.

Algumas teorias unificadoras (que tentam combinar a Relatividade Geral com a Quântica), como a Teoria das Cordas, têm avançado com algumas hipóteses. Mas nada se comprova: não há evidências para resolver o paradoxo.

O Paradoxo da Informação em Buracos Negros.
Crédito: Harvard University

Leiam o artigo da Universidade de Harvard, sobre este assunto, aqui.

Vejam esta explicação fabulosa sobre este assunto, pelo astrofísico Fabio Pacucci (coloquem legendas em português):

Agora, uma equipa liderada pelo astrofísico Xavier Calmet avançou com uma nova proposta de resolução do paradoxo.
Através de muita matemática e baseando-se na gravidade quântica, os cientistas avançaram a hipótese de que a Radiação de Hawking pode ser não-termal. Sendo assim, a informação (informações de todas as características que levaram ao buraco negro atual – estrela inicial e tudo o que caiu nele) pode se manter no campo gravitacional do buraco negro – no chamado quantum hair. Assim, essa informação – através da emissão pelo buraco negro – irá continuar no Universo.

Apesar de ser uma hipótese interessante, obviamente, para já, não é possível testá-la.

Fontes: artigo científico, Live Science, The Guardian.