Super Buracos Negros

A animação da NASA compara os tamanhos de buracos negros supermassivos em relação ao tamanho das órbitas planetárias no nosso sistema solar.
Na secção superior esquerda, está o buraco negro da galáxia Circinus. Em baixo à esquerda, está o buraco negro da galáxia M32. À direita, está o buraco negro massivo que se encontra no centro da nossa Galáxia.
Crédito: NASA’s Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab

Esta animação feita pela NASA ilustra bem a monstruosidade dos buracos negros supermassivos que se encontram no centro das grandes galáxias, como a nossa Via Láctea.
Estes objetos têm entre centenas de milhares e biliões de vezes mais massa que o nosso Sol.

Já são conhecidos mais de 100 buracos negros supermassivos.
Muitos deles foram descobertos com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble.

Nesta nova animação da NASA vemos 10 buracos negros supermassivos.
À medida que nos vamos afastando do Sol, vemos buracos negros cada vez maiores.
O primeiro a aparecer é 1601+3113, uma galáxia-anã que tem um buraco negro com uma massa equivalente a “somente” 100 mil Sóis.
O buraco negro supermassivo no centro da nossa Galáxia chama-se Sagittarius A*, e contém uma massa equivalente a 4,3 milhões de Sóis.
A animação também mostra dois buracos negros que se encontram na galáxia NGC 7727, que se encontra a cerca de 1600 anos-luz de distância da Terra. Um deles tem 6 milhões de massas solares e o outro tem 150 milhões de massas solares. O par está numa dança que irá resultar numa fusão dentro de cerca 250 milhões de anos.
Posteriormente, aparece o buraco negro que se encontra na galáxia M87, que contém 5,4 mil milhões de massas solares. Ele é tão grande, que se um fotão de luz conseguisse atravessar o diâmetro da sua “boca”, levaria 2 dias e meio a percorrer toda essa entrada.
A animação termina com o TON 618, um dos mais distantes buracos negros para os quais existem medições diretas. Este gigantesco mamute contém 60 mil milhões (bilhões, no Brasil) de massas solares. Um fotão de luz demoraria várias semanas a atravessar a sua entrada. Ele está no centro de uma galáxia que se encontra a cerca de 10 mil milhões de anos de distância da Terra.

Vejam a animação, feita pelo Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab, da NASA: