100 autores contra Einstein

Após Albert Einstein ter publicado a sua Teoria da Relatividade (Especial e Geral), por ser tão revolucionária, muita gente foi cética, incluindo cientistas.

Este é o processo normal da ciência: Einstein tinha o modelo teórico, mas não tinha experiências concretas que comprovassem tudo o que dizia.
Assim, deve-se exercer o ceticismo científico, deve-se duvidar, deve-se desenvolver explicações alternativas.
Em ciência, não se deve acreditar em algo, só porque a pessoa X o diz.

Por isso, em 1931, foi publicado um livro na Alemanha intitulado: “100 Autores contra (as ideias de) Einstein”.

Os textos dos 121 autores, estão traduzidos em inglês, neste livro.

Quando perguntaram a Einstein o que pensava deste livro, ele respondeu: “Porquê 100? Se eu estiver errado, basta que um aponte o erro.”

Mais uma vez, este é o processo da ciência.
Felizmente, a Relatividade tem sido provada e comprovada. Mas, como sempre em ciência, continua-se a melhorar, a evoluir, e a tentar “destronar” a Relatividade.
Para que algo se comprove como falso, basta que um estudo independente, duplamente cego, o mostre. Claro que depois têm que existir confirmações independentes da validade desse estudo. Mas basta que uma experiência coloque em causa a Relatividade (neste caso), para que a ciência veja nisso uma possível nova avenida de desenvolvimentos.

Realço no entanto que, ao contrário do que Einstein afirmou, não é por uma pessoa dizer algo que passa a ser errado. Não é a pessoa que conta. O que conta sim são as evidências apresentadas por essa pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights