Rogozin diz que os astronautas não foram à Lua?

Dmitry Rogozin ficou conhecido pelas suas opiniões controversas: é a favor da invasão da Ucrânia, alertou para aves que transportam bactérias que só matam a população eslava (russos, bielorrussos, polacos/poloneses, eslovacos, búlgaros, bósnios, sérvios, croatas, macedónios, eslovenos e ucranianos), ameaçou deixar cair a Estação Espacial Internacional, etc.
As idiotices foram tantas, que Putin teve que o demitir como diretor da Agência Espacial Russa, Roscosmos.

Agora, na rede social Telegram, ele diz que Neil Armstrong não foi à Lua.
Não só isso, ele diz que nenhuma nave Apollo pousou na Lua (lembro que pousaram na Lua seis missões Apollo).

Segundo Rogozin, os EUA não tinham tecnologia para ir à Lua nas décadas de 1960 e 1970.

Crédito: Daily Star

O problema desta argumentação é que Rogozin está a denegrir o conhecimento e tecnologia Russa.

Os cientistas, técnicos e políticos soviéticos da altura, reconheceram que os EUA chegaram primeiro à Lua. Estávamos durante a Guerra Fria: teria sido fantástico para os Soviéticos desmascararem mentiras dos EUA. Mas os Soviéticos reconheceram o feito norte-americano, porque as provas eram arrasadoras.

Aliás, ao contrário do que diz Rogozin, os Soviéticos também tinham tecnologia e conhecimento para irem à Lua há cerca de 50 anos atrás.
Os Soviéticos foram os primeiros a chegar ao espaço e foram os primeiros a fazerem caminhadas espaciais. E estavam à frente para chegarem à Lua.

Eles testaram o foguetão N1 para levar cosmonautas soviéticos à Lua em 21 de Fevereiro de 1969. Mas o foguetão teve vários problemas no lançamento, e caiu rapidamente para o solo.
No dia 3 de Julho de 1969 – 17 dias antes dos EUA lançarem a missão Apollo 11 – a União Soviética testou novamente o lançamento do foguetão N1. O resultado foi o mesmo: o foguetão subiu um pouco, e depois caiu de volta para o local do lançamento, provocando uma enorme explosão.

Se os Soviéticos tivessem tido sucesso nos seus testes, talvez a história pudesse ter sido diferente.
Mas o que os insucessos mostram é que os Soviéticos também estavam a tentar lá chegar, efetivamente contrariando as palavras de Rogozin.

Podem ler no Boletim Em Órbita, um trabalho de quase 40 páginas, com as missões, as provas, as conspirações e a ciência da ida à Lua. Leiam aqui, aqui e aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights