NGC 1566: A Galáxia Dançarina Espanhola

Se não for considerada como uma perfeição, então esta galáxia espiral é pelo menos uma das mais fotogênicas.

A galáxia Espiral ‘grand design’ NGC 1566 – Créditos: ESA, NASA, Hubble; Processamento: Detlev Odenthal

NGC 1566 é um universo-ilha contendo bilhões de estrelas, situado a cerca de 40 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Dorado. Notavelmente, essa galáxia nos apresenta uma linda vista frontal.

Classificada como uma espiral de ‘grand design’ [2], a NGC 1566 mostra dois braços espirais proeminentes e graciosos que são traçados por aglomerados de estrelas azuis brilhantes e faixas de poeira cósmica escuras.

Numerosas imagens do Telescópio Espacial Hubble de NGC 1566 foram tiradas para estudar a formação de estrelas, supernovas e o centro incomumente ativo da espiral. Algumas dessas imagens, armazenadas online no Hubble Legacy Archive, foram baixadas gratuitamente, combinadas e processadas digitalmente por um amador diligente para criar a imagem em destaque.

O centro de erupção de NGC 1566 torna a espiral uma das galáxias Seyfert [1] mais próximas e brilhantes, provavelmente abrigando um buraco negro supermassivo central causando estragos nas estrelas e no gás circundantes.

Notas [1]

As galáxias Seyfert são um dos dois maiores grupos de galáxias ativas, junto com os quasares. Elas têm núcleos semelhantes a quasares (muito luminosos, distantes e fontes brilhantes de radiação eletromagnética) com brilhos de superfície muito altos cujos espectros revelam linhas de emissão fortes e de alta ionização, mas ao contrário dos quasares, suas galáxias hospedeiras são claramente detectáveis. As galáxias Seyfert representam cerca de 10% de todas as galáxias e são alguns dos objetos mais intensamente estudados na astronomia, pois supõe-se que sejam alimentadas pelos mesmos fenômenos que ocorrem nos quasares, embora sejam mais próximas e menos luminosas que os quasares. Essas galáxias têm buracos negros supermassivos em seus centros, cercados por discos de acreção de material em queda. Os astrônomos julgam que os discos de acreção sejam a fonte da radiação ultravioleta observada. As linhas de emissão e absorção ultravioleta fornecem os melhores diagnósticos para a composição do material circundante. Vistas na luz visível, a maioria das galáxias Seyfert parecem galáxias espirais normais, mas quando estudadas sob outros comprimentos de onda, torna-se claro que a luminosidade de seus núcleos é de intensidade comparável à luminosidade de galáxias inteiras do tamanho da Via Láctea. As galáxias Seyfert são nomeadas em homenagem a Carl Seyfert, que primeiro descreveu esta classe em 1943.

[2] Grand design é um tipo de galáxia espiral com braços espirais proeminentes e bem definidos, em oposição a espirais multibraços e espirais floculantes que possuem características estruturais mais sutis. Os braços espirais de uma galáxia de grande design se estendem claramente ao redor da galáxia por muitos radianos e podem ser observados em uma grande fração do raio da galáxia. Desde 2002, os astrónomos estimam que aproximadamente 10% de todas as galáxias espirais conhecidas são classificadas como espirais do tipo grand design. Exemplos incluem M51, M74, M81, M83 e M101.

APOD: The Spanish Dancer Spiral Galaxy – Créditos: ESANASAHubbleProcessamento: Detlev Odenthal