China perfura um buraco para o inferno?

A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, que é o ponto mais profundo do oceano, chega a quase 11 quilómetros de profundidade.
Este é um buraco natural para o interior da Terra…

Em termos artificiais, feitos pelos Humanos, temos:
O poço de Bertha Rogers, nos EUA, destinava-se à exploração de petróleo e atingiu quase 10 quilómetros de profundidade.
O poço de Kola, feito pela União Soviética para prospeção científica, atingiu mais de 12 quilómetros de profundidade. O poço começou a ser perfurado em 1970 e atingiu a profundidade final em 1984. Os Soviéticos pretendiam chegar aos 15 quilómetros de profundidade até 1993, mas as elevadas temperaturas (180ºC) às profundidades já alcançadas inviabilizaram o projeto. Na altura, os Soviéticos estimaram que a 15 quilómetros de profundidade, a temperatura chegaria a 300ºC.

Crédito: Li Xiang / Xinhua News

Agora, na Bacia de Tarim, no Deserto de Taklamakan, a China começou a perfurar um poço com mais de 11 quilómetros de profundidade.
Segundo as autoridades chinesas, esta iniciativa tem como objetivo a exploração científica: expandir o conhecimento sobre as camadas da crosta terrestre, compreender melhor a história geológica do nosso planeta, etc. A China diz querer atingir o sistema cretáceo na crosta terrestre, que contém rochas com mais de 145 milhões de anos de idade (numa altura em que os dinossauros dominavam a superfície terrestre).

Obviamente, a China não está a fazer isto somente por objetivos científicos, mas também económicos.
A região onde está a perfurar é rica em petróleo. Além disso, a China também pretende encontrar recursos minerais e energéticos que possam ser usados para ajudar a sua economia a prosperar. E devido às pressões e temperaturas elevadas, quiçá até quererá tentar encontrar minerais preciosos.
No entanto, tendo em conta que o buraco Soviético (mais profundo) não lhes trouxe prosperidade económica, duvido que este buraco chinês leve a uma revolução no conhecimento e na economia…

As redes sociais especularam imediatamente que a China está a tentar fazer um “buraco para o inferno”.
Mas, além do buraco chinês ser – no final – inferior ao buraco feito pela União Soviética, a verdade é que estas profundidades ainda estão muito longe sequer da fronteira da crosta continental terrestre (que deverá ter cerca de 40 quilómetros de espessura, mas poderá chegar até 70 quilómetros de espessura).
Depois desta “fina” camada da crosta, existe um manto com cerca de 3000 quilómetros de espessura/profundidade.
Assim, não me parece que o dito inferno esteja tão perto… 😛

Fonte: Xinhua News



P.S.: no nosso Facebook, informaram-nos que os Emirados Árabes Unidos já perfuraram um poço com mais de 15 quilómetros de profundidade, para extração de petróleo e gás natural. Leiam aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights