Mulheres astronautas são melhores?

Crédito: Daily Star

Um estudo recente da Agência Espacial Europeia retirou as mesmas conclusões que um estudo mais antigo feito pela NASA: é melhor colocar uma mulher como astronauta.

Elas conseguem aplicar as mesmas competências que os homens.
No entanto, em média, são mais leves que os homens (menos massa requer menos combustível nos foguetões), têm os órgãos reprodutivos mais protegidos da radiação cósmica (os dos homens, ao estarem no exterior do corpo, estão mais expostos), alimentam-se de menos quantidade de comida, precisam de menos água para se sentirem hidratadas, consomem menos oxigénio, produzem menos dióxido de carbono, e têm um menor risco de ataque cardíaco.

Desta forma, uma missão com mulheres levaria menos peso (devido a ser necessária uma menor quantidade de recursos), permitiria ter uma nave mais pequena (porque não se levaria tanta coisa), precisaria de menos combustível para o lançamento, e consequentemente, custaria menos.

Em termos sociais, as mulheres também parecem tolerar melhor que os homens, viverem em espaços reduzidos e estarem isoladas do mundo mais tempo.

Assim, em geral, as mulheres podem ser mais eficientes que os homens no trabalho de astronauta.

Devia-se pensar seriamente em enviar missões tripuladas à Lua e a Marte, em que a maioria da tripulação seja constituída por mulheres.
Até há já quem pense que deveriam existir tripulações só de mulheres.

Fontes: artigo científico, Phys.org, Daily Mail, Daily Star.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. “permitiria ter uma nave mais pequena (porque não se levaria tanta coisa)”
    A minha experiência com mulheres a fazerem malas para férias, etc. diz o contrário 🙂

      • Jonathan Malavolta on 06/06/2023 at 14:50
      • Responder

      Discordo. Viagem de férias ainda assim não afasta as mulheres do convívio social com outros seres humanos (pois acontecem no planeta Terra), elas continuarão sentindo-se necessitadas de levar seus kits de maquiagem afim de ficarem apresentadas (o que acontece devido à natural vaidade que as mulheres tem/demonstram), principalmente para eventuais interesses sexuais que poderão ter durante as férias; já no espaço não, estarão sozinhas, então não sentirão necessidade dos kits em questão; logo, menos bagagem.

      1. Oi Jonathan,

        Penso que o João Abreu fez somente uma pequena provocação, na brincadeirinha 😉

        Sobre o seu comentário, sobre maquilhagem e se apresentarem bem, nesse caso, então homens metrosexuais também não seriam astronautas 😉
        https://pt.wikipedia.org/wiki/Metrossexual

        abraços

    • Jonathan Malavolta on 03/06/2023 at 13:45
    • Responder

    Outra coisa: mulheres geralmente são mais baixas que os homens, e isso é mais um ponto a se considerar quando se for dimensionar uma espaçonave tripulada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights