Asteróide (488453) 1994 XD

Crédito: NASA / JPL

O asteróide (488453) 1994 XD é um asteróide binário: na verdade, são duas pequenas pedras que se orbitam mutuamente.
O asteróide principal foi descoberto em 1994, pelo Observatório Nacional de Kitt Peak. O seu companheiro só foi descoberto em 2005 pelo radar do Observatório de Arecibo.

Segundo as medições, estima-se que este asteróide possa ter 457 metros de diâmetro.
A sua órbita ao redor do Sol demora 3,59 anos terrestres, tendo uma inclinação de 4,3 graus em relação à eclíptica.
O seu periélio fica a 0,62 UA (Unidades Astronómicas) de distância do Sol e o afélio fica a cerca de 4 UA do Sol. Como 1 Unidade Astronómica é a distância da Terra ao Sol, então, durante a sua órbita, este asteróide por vezes está mais perto do Sol do que a Terra e noutras alturas chega a estar 4 vezes mais distante do Sol do que a Terra.

No próximo dia 12 de Junho de 2023, segunda-feira, este asteróide irá passar a “somente” 3,16 milhões de quilómetros da Terra. Ou seja, irá passar a uma distância 8 vezes superior à distância da Terra à Lua.
Depois disto, a próxima passagem “perto” da Terra, será somente em Junho de 2041. Nessa altura, ele irá passar a 2,2 milhões de quilómetros da Terra.

Oficialmente, ele é considerado um asteróide potencialmente perigoso, porque tem mais de 200 metros de diâmetro e irá passar a menos de 7 milhões de quilómetros de distância da Terra.
Mas na prática, esta é uma passagem bem segura: irá passar muito longe da Terra, sem chance de colidir com o nosso planeta.