Planícies Americanas

Créditos: 60 minutes, CBS

O famoso programa 60 Minutes fez um segmento muito interessante sobre a reintrodução de várias espécies de animais selvagens, como búfalos, nas grandes planícies norte-americanas.
O objetivo é ter a maior área protegida como património ambiental: a maior reserva natural dos EUA: 12 mil km2 de pastagens intactas.

Este é um projeto da empresa American Prairie.

Até agora, já têm uma manada de cerca de 800 búfalos. O propósito final é que eles sejam tantos (dezenas de milhares), que dominem novamente a paisagem do “Oeste Selvagem” norte-americano.
Esta manada anda livremente pelos 34 vastos ranchos comprados pela empresa.

Para comprar todos os ranchos que necessita e poder restaurar os habitats e as espécies que pretende, a CEO da empresa diz que este é um projeto de longo prazo, que irá durar várias décadas.
Afinal, grandes pradarias protegidas com todo um ecossistema a funcionar (desde búfalos, passando por alces, veados e ursos, e acabando em lobos e doninhas) demora certamente muito tempo.

Obviamente, os poucos nativos americanos que restam, apoiam totalmente esta iniciativa.
Já vários proprietários de ranchos são contra esta iniciativa. Se esta iniciativa tiver sucesso, os rancheiros, os cowboys e todo o gado subjacente, têm que desaparecer.

Em termos ambientais, é certamente louvável uma iniciativa deste género.
No entanto, deu-me “calafrios” sempre que o slogan de marketing era que queriam voltar ao antigamente, há 300 anos atrás. É verdade que nessa altura não existia o invasor branco. Mas será que o objetivo é “expulsar os brancos”? Além disso, de forma não-intencional certamente, fez-me lembrar alguns dos slogans do movimento MAGA de Trump, que quer um retrocesso para uma sociedade onde existia racismo, xenofobia, etc.

Ou seja, se é só para proteger a vida animal e voltar a ter um ecossistema vibrante, concordo. Se é para voltar a ter os defeitos sociais da altura, então já não posso concordar.

Por outro lado, deixo a pergunta: o que fazer ao ecossistema atual?
Atualmente existe todo um ecossistema, com várias espécies invasoras, obviamente, mas que prosperam no atual estado das coisas. Para voltar a ter o ecossistema anterior, é necessário acabar com o atual.
Moralmente, como se resolve a questão de qual ecossistema é melhor?