Psicologia das fraudes

No famoso livro “Um Mundo Infestado de Demónios”, Carl Sagan escreveu:

“Uma das lições mais tristes da história é esta: se formos enganados durante tempo suficiente, tendemos a rejeitar qualquer evidência de que fomos enganados. Deixamos de ter interesse em descobrir a verdade. A fraude capturou-nos. Passa a ser demasiado doloroso reconhecermos, mesmo para nós próprios, que fomos enganados. A partir do momento em que damos poder sobre nós próprios a um charlatão, quase nunca recuperamos esse poder.”


Esta é uma das razões para as fraudes antigas persistirem e para novas fraudes surgirem periodicamente.
Porque as pseudociências apostam no ego humano: as pessoas têm muita dificuldade em reconhecer as suas falhas. Psicologicamente, as pessoas não conseguem admitir que foram enganadas. Preferem reiterar as suas crenças, intensificar aquilo que defendem, em vez de admitirem que falharam na avaliação das evidências.

1 comentário

    • Jonathan Malavolta on 24/08/2023 at 14:54
    • Responder

    Vejo isso aqui em casa. Coloco um vídeo que denuncia por exemplo Bert Heringher como pedófilo e misógino, e quando saio do computador para tomar banho, por exemplo, ao retornar flagro minha própria mãe assistindo a vídeos de “constelação familiar” (mesmo que pouco tempo antes ela tenha ouvido um retratando essa pseudociência como criminosa dos dois lados, tanto o da misoginia – Bert Heringher culpa a mulher por tudo que acontece de errado no casamento, o homem nunca tem culpa – quanto o da pedofilia – há uma passagem bem clara nos livros e vídeos dessa prática em que o próprio Bert Heringher afirma: “A menina precisa também se sentir culpada pela ruína de um casamento e deve rejeitar sua mãe, preferindo a companhia do pai, inclusive tomando o lugar da mãe nos relacionamentos com seu pai”, ou seja, a filha tem de fazer com seu pai o que sua mãe fazia antes do divórcio, inclusive sexo, independente da idade que a filha tenha). E nem adianta eu chegar junto, mostrar as evidências de que essa prática é criminosa, que defende inclusive violência doméstica por parte do homem (tanto contra a esposa quanto contra a filha) e etc e tal que ouço a resposta: “Você deveria estudar primeiro o que a constelação familiar é para depois vir palpitar”. O mesmo vale para outras práticas pseudocientíficas, basta que massageiem o ego de suas crenças e minha mãe adota como estilo e modelo de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights