Génios da Física Quântica

Nesta fotografia histórica, tirada em Junho de 1936, vemos 3 génios da física, que muito contribuíram para a mecânica quântica: Niels Bohr, Werner Heisenberg, e Wolfgang Pauli.

Créditos: Niels Bohr Institute, American Institute of Physics / Emilio Segrè Visual Archives

Nesta conversa mantida na cantina do Instituto Niels Bohr, no intervalo da Conferência de Física Atómica de Copenhaga, não se sabe do que eles falaram. Mas imagina-se que estavam a discutir mecânica quântica, incluindo provavelmente a Interpretação de Copenhaga.

Importante: a palavra “quântica” está sempre dentro da Física. Atualmente, existem muitas promoções de produtos com a palavra quântica, mas é tudo vigarice.
É verdade que alguma tecnologia que utilizamos diariamente contém conhecimento da mecânica quântica. No entanto, nós nem nos damos conta disso. Porque a física quântica tem muita matemática que não entendemos. Mas essa ciência funciona.
Já descrições de produtos à-venda que contenham a palavra “quântica” são em 99,9999999% das vezes vigarice. Cuidado com essas fraudes. As pessoas que vendem esses produtos não são Físicos nem percebem nada de Física.

• Jonathan Malavolta on 24/09/2023 at 14:16

Infelizmente, existem alguns físicos que vendem “cursos de física quântica” (entre muitas aspas) e “produtos mágicos relacionados” que não passam de misticismo (que NÃO É ESTUDADO pela Física, ao contrário da Física Quântica, ESTA SIM uma divisão da Física, com várias disciplinas associadas). Dois bons exemplos disso são Franz Kafka, cujo último trabalho EM FÍSICA é de 1978, após isso se converteu ao Taoísmo e passou a escrever (LIVROS RELIGIOSOS, NÃO ARTIGOS CIENTÍFICOS) sobre Taoísmo como se este fosse conectado à Física (sua principal obra dentro deste cenário chama-se “O Tao da Física”, nome dado no Brasil), e Deepak Chopra que, a exemplo de Lair Ribeiro, trocou a Ciência pela famosa “auto-ajuda” (que não passa de uma reunião de crendices populares que nada tem a ver com Ciência). Obviamente, NENHUM DOS DOIS especializou-se nas áreas da Física Quântica (NENHUMA DELAS).

Observação: O capslock (como recurso de ênfase) é direcionado aos crentelhos chatos – que diga-se de passagem são fanáticos que não perceberam ainda o quão fanáticos estão sendo – que defendem com unhas e dentes estes (e outros exemplos que nem mencionei justamente por sequer terem se diplomado em Físico, alguns nem curso superior têm) e partem pra cima de seus críticos, como se estes críticos é que não entendessem de Física Quântica. Estudo Computação (e vê-se muita computação dentro da Física Quântica) desde 1995, quando muitos desses “crentes” sequer haviam nascido ainda, e Eletrônica desde 2001 (valem as mesmas observações acerca da Computação e dos crentelhos), e em 2008, quando finalmente consegui colocar Internet em casa, iniciei meus estudos de Lógica da Programação (embora não seja minha área em específico, sei que EXISTE Programação Quântica, até porque Computador Quântico já é uma realidade há vários anos), e já estou de saco cheio de ouvir/ler comentários do tipo: “O doutor Fulano – nome do charlatão auto-intitulado pica das galáxias em Física Quântica e que não passa de um professor de misticismo e religião – estudou Física Quântica; você deveria calar a boca e prestar atenção no que ele tem a dizer.” Só pra constar: Eletrônica É uma das escolas da Física Quântica, assim como Física de Partículas também (tenho uma amiga com pós doutorado nisso, e me farto de vê-la sendo atacada pelos mesmíssimos crentelhos chatos, então quem deveria calar a boca e prestar atenção no que está sendo dito pelo tal charlatão é você, “amigo” crente; veria que está diante de um farsante se tivesse só um pouquinho de LÓGICA – nem precisa tanto, concluindo Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio DE VERDADE, não apenas NO PAPEL – você mesmo perceberia isso).

Desculpas pelo desabafo no final.

1. Eu só não entendo porque essas pessoas não são condenadas em tribunal pelo crime de usurpação de funções.

Sobre usurpações de funções na Física Quântica, há mais de 10 anos atrás tive esta discussão com uma brasileira 😉