Viagens espaciais longas

Com a tecnologia atual, viajar pelo espaço demora muito tempo…

As distâncias no espaço são enormes, muito mais do que a ficção científica dissemina com o seu romantismo.

Eu adoro Star Trek, mas se fosse real, então todas as semanas o que se veria era a tripulação entediada, a viajar pelo negro espacial, sem saber o que fazer.
Só muito ocasionalmente é que encontraria um planeta interessante para explorar…

3 comentários

  1. Caro Carlos,
    esse é um dos temas mais interessantes e desafiantes . O tempo e as distâncias no universo. São muito poucos os filmes de ficção científica que nos dão a verdadeira dimensão do problema para nós humanos. E mesmo que um dia conseguíssemos contruir naves com tecnologia capaz de nos levar à velocidade da luz, isso não resolvia, de todo, o problema. Continuaríamos limitados ao “nosso bairro” neste extremo da Via Láctea. Porque, mesmo algumas dezenas de anos de viagem, é muito tempo. E haveria o regresso, o que duplica o tempo. Teríamos que construir naves capazes de suportar vida durante centenas ou milhares de anos. Será isso plausível? Teria que haver compromissos entre governos para manter de pé projetos de vários séculos. Não estou a ver como…basta olhar para a nossa História dos últimos 100 anos. E haveria as comunicações. A comunicação de um humano ou um qualquer engenho de fabrico humano que estivesse no nosso vizinho do lado, Próxima Centauri b, teria de esperar mais de 8 anos (!!!) por uma resposta a qualquer questão. Ou há outras formas de viajar no universo, que ainda desconhecemos (imagino que possa haver) ou, mesmo à velocidade da luz, ficaremos para sempre limitados a este canto da Via Láctea. A não ser que a IA possa ter aí um papel revolucionário…mas também tenho as minhas dúvidas. Mas vale a pena sonhar!

    1. Concordo!

      Acrescento que, mesmo que viajássemos à velocidade da luz, perderíamos imenso tempo a acelerar e desacelerar (não é instantâneo).
      E ainda há o problema da Relatividade (dilatação do tempo): quando chegássemos, todos os que conhecíamos tinham morrido.

      Mas certamente que existem outras formas de viajar… o problema é não estarmos cá daqui a 5000 anos para as vermos 😉

      abraço!

    • Jonathan Malavolta on 03/10/2023 at 16:22
    • Responder

    De minha parte: gosto tanto de Star Trek quanto de Star Wars (sou do tempo da trilogia original, acredito que você também). Ou seja, sou tanto um trekkie quanto o Chewbacca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights