Ratos em Marte?

A primeira página do jornal britânico Daily Star do passado dia 24 de Outubro de 2023, apontava para uma descoberta muito interessante e, claro, para uma especulação subsequente.

Crédito: Daily Star

A descoberta muito interessante é o facto de cientistas terem descoberto uma população de roedores, ratos, a viverem no topo do vulcão Llullaillaco (e vários corpos mumificados de ratos na montanha Salín e noutros locais da cordilheira dos Andes), entre o Chile e a Argentina, a mais de 6000 metros acima do nível do mar, onde o ar é rarefeito, as condições são extremamente áridas e as temperaturas são baixas.
Ou seja, vida complexa, pequenos mamíferos conseguem viver nestas condições.

A especulação subsequente foi de que se existem ratos nestas condições ambientais, então com condições semelhantes e assumindo que a vida se vai desenvolver da mesma forma, então será “provável” encontrar ratos em Marte.

E nada melhor do que utilizar a pareidolia para “estudar” visualmente rochas, em fotografias tiradas pelo rover Curiosity:

Crédito: NASA /JPL-Caltech / LANL

Claro que na imagem original, em que se vê mais superfície Marciana, percebe-se que aquilo é um “campo de pedras”, e assim, aquela pedra que se parece com um rato é somente isso: pareidolia.
Mas pronto… liga-se um estudo científico de vida na Terra a pareidolia marciana e temos a mistura “perfeita” para vender tretas pseudo.

Crédito: NASA /JPL-Caltech / LANL

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Claro q há ratos em Marte.
    Penso que todos conhecem o a serie documental sobre isso q passou na SIC à uns anos atrás. Andavam de mota e tudo.

      • Jonathan 'Hamelin' Malavolta on 26/12/2023 at 16:00
      • Responder

      [Modo deboche italiano on]
      Sim, sim. E ainda por cima existiam aqueles que adquiriam asas (morcegos) porém, como tudo no meio burocrático, eram obrigados a passar pelo simulador, um curso complicado e tirar o brevê antes de poder fazer uso delas.
      [Modo deboche italiano off]

    • Jonathan 'Hamelin' Malavolta on 25/12/2023 at 19:30
    • Responder

    Como diria o meme do Woody Woodpecker: “Essa gente inventa cada coisa!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights