Comunicação canina

Quando pensamos em extraterrestres inteligentes, assumimos sempre que vamos conseguir comunicar com eles e que nos vamos entender mutuamente.

Como tenho repetidamente dito, isto é puro geocentrismo psicológico: assumimos sempre que os outros têm que ser como nós, que têm que ter as mesmas sensações/sentimentos que nós, que têm que ter pensamentos que nós entendamos, etc.
Mas isto é pura arrogância humana. E não só: também é burrice.

É que basta olhar para a vida à nossa volta, com quem partilhamos o planeta e com quem temos antepassados comuns, e nem com esses conseguimos comunicar devidamente, nem os compreendemos perfeitamente.

Vem esta reflexão a propósito deste vídeo sobre cães:
– quando nos zangamos com eles, assumimos que eles vão perceber porquê. Mas na prática, eles ficam é com medo de nós.
– quando os provocamos com brincadeiras, assumimos que eles entendem que é só uma piada. Mas na prática, estamos a fazer com que eles fiquem stressados e ansiosos, porque eles não entendem provocações estranhas de humanos.
– quando brincamos com eles, ao retirar-lhes comida, eles não percebem que é só uma brincadeira humana. Na prática, isso vai fazer com que eles se tornem mais agressivos e protetores das suas coisas.
– quando mostramos não gostar dos beijos deles, eles não vão perceber que poderá ser só o nosso humor do momento. Na prática, eles vão se sentir rejeitados.
– quando os forçamos a fazer algo do qual eles têm medo, não os estamos a ensinar a ultrapassar obstáculos, mas estamos sim a torná-los ansiosos e a fazer com que eles pensem que estão a ser punidos por alguma coisa que fizeram.

Ou não.
Quem fez este vídeo, talvez esteja igualmente a compreender mal os cães…

A comunicação entre espécies diferentes é mais mal-interpretada do que normalmente assumimos.
Aliás, mesmo entre membros da mesma espécie, essa comunicação é demasiadas vezes mal-interpretada! O que fará com outros…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights